Frente Parlamentar é lançada em Sergipe para defender os municípios

O lançamento da Frente Parlamentar foi lançado em sessão especial na Alese (Foto: Portal Infonet)

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 27, em sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Sergipanos. A Frente funcionará como interlocutora das lutas e necessidades dos municípios junto aos Governos federal e estadual.

“A instalação da Frente é extremamente importante nesse momento em que o Governo Federal propõe a discussão de um novo pacto federativo. A Frente vai debater as propostas e defender os interesses dos gestores locais. Ela vai tratar de questões que acabam mexendo com a  vida das pessoas, a exemplo de saúde, educação, infraestrutura e o social”, explica o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.

Uma das principais lutas dos municípios atualmente é o aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com Glademir, hoje os municípios recebem apenas 19% do bolo tributário, quando seriam necessários no mínimo 24%.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, participou da solenidade (Foto: Portal Infonet))

“Nosso maior desafio é aumentar a arrecadação sem aumentar a nossas responsabilidades. Hoje precisamos ter uma participação no bolo tributário de no mínimo 24 % com as mesmas atribuições. Temos que discutir quais serão as atribuições de cada ente federativo e a partir daí discutir qual será a participação adequada no bolo tributário, isso é essencial na discussão de um novo pacto federativo”, ressalta.

O lançamento na Frente Parlamentar no Estado, foi uma iniciativa do deputado estadual Dilson de Agripini (sem partido). “ A partir de agora os municípios têm um parceiro, a Alese vai ser a fonte de água de beber. Os municípios buscam junto as associações e a gente fomenta com os governos estadual e federal. Essa é uma maneira de somar esforços e fortalecer as causas municipalistas”, destaca.

A Frente Parlamentar foi proposta pelo deputado Dilson de Agripino (Foto: Portal Infonet)

O presidente da Alese, Luciano Pimental (MDB), ressalta que os municípios precisam de reforços e de mais recursos. Ele aponta a reforma tributária como umas das medidas para desafogar os municípios. “Os municípios precisam da reforma tributária para fortalecer o FPM e para que os prefeitos possam andar com ‘menos pires nas mãos’ em Brasília. Os municípios nunca serão independentes, sempre vão depender dos Governos estadual e federal, mas se houver menos dependência seria muito bom, esse fortalecimento é importantíssimo para o estado de Sergipe”, assegura.

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Júnior, afirma que hoje os recursos repassados pelo Governo Federal não são suficientes sequer para pagar a folha de funcionários. “Os municípios vivem uma crise profunda. É preciso que Governo Federal aumente os repasses para que a gente possa trazer melhorias para a população, qualidade de vida, e realmente cumprir o que estabelece a lei. Essa Frente é muito importante para que todos os municípios sergipanos possam se unir unido e juntos buscar uma solução para viabilizar melhores condições de administrar as cidades”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais