Frente Parlamentar em Defesa dos Animais é lançada

Capitão Samuel presidiu a instalação da Frente Parlamentar (Fotos: Portal Infonet)

Foi instalada na manhã desta quinta-feira, 7, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais do Estado de Sergipe.

A Frente é formada por iniciativa do Capitão Samuel Barreto (PSD), é integrada pelos deputados Raimundo Vieira (PSL), Gilson Andrade (PTC), Zé Franco (PDT) e Antônio dos Santos (PSC), representantes de entidades específicas e do Sindicato dos Veterinários, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o promotor de Meio Ambiente, Sandro Costa e do Sindicato dos Veterinários de Sergipe.

Na ocasião, o secretário Eduardo Matos afirmou ser fundamental a instalação da Frente. “A Assembleia Legislativa por iniciativa do Capitão Samuel realiza um evento importante desse, pois os últimos fatos [a exemplo da violência contra um jegue no município de Graccho Cardoso] levam Sergipe ao noticiário nacional. Uma pessoa que usa de violência contra os animais, já é também violenta em casa, no trabalho. Nós vamos aos bairros mostrar às pessoas que tão grave como a violência contra a mulher, é a violência contra os animais”, entende Eduardo Matos.

Eduardo Matos repudiou a violência contra a mulher

Segundo o deputado Capitão Samuel, “as pessoas que não aprendem pelo amor, pela conscientização, aprendem pela dor. Esta não é uma causa política ou financeira, mas uma iniciativa nobre de pessoas comprometidas com aquilo que elas entendem que deve ser o correto. Vamos presidir a Frente e vamos fazer o possível para agregar mais pessoas e partidos políticos. Que estas ações voltadas para o Meio Ambiente não fiquem apenas nos discursos. Vou procurar os secretários municipais desta Frente em Sergipe e vamos levar nosso trabalho até a Frente Nacional. É uma causa apaixonante e, quando as pessoas enxergam essas coisas horríveis, ela começam a refletir sobre a proteção aos animais", entende.

A vice-presidente da Associação dos Amigos dos Animais (AMA), Míriam Guedes, defendeu o cumprimento de leis. “Nós temos leis excelentes no país em prol da defesa dos animais e do meio ambiente equilibrado, mas não são cumpridas, não saem do papel”, destaca acrescentando que as entidades que trabalham em defesa dos animais, como a AMA, Adasfa, Elan e Aspa, já vinham lutando há vários anos pela instalação da Frente.

“Ficamos até surpresos com a iniciativa do deputado Capitão Samuel, que após constatar a violência contra o jegue em Graccho Cardoso, se solidarizou a nossa causa e nós só temos a agradecer”, enfatiza Míriam Guedes.

Míriam Guedes defende cumprimento de leis em prol dos animais

A Frente Parlamentar Mista vai acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados a preservação e proteção dos animais, manifestando-se quanto aos aspectos mais importantes da aplicabilidade e execução. Isso além de incentivar, promover e fomentar mecanismos de preservação da fauna brasileira e exótica; promover encontros, debates, simpósios, seminários e outros eventos referentes ao exame, discussão e destaque de sua temática, divulgando amplamente seus resultados. E ainda aprimorar e propor inovações na legislação voltada a criação, implementação, promoção, divulgação, acompanhamento, fomento e avaliação de políticas e ações relacionadas à defesa dos animais.

E também, trabalhar para aumentar a efetividade, programas e mecanismos existentes e, quando necessário, desenvolver ou sugerir a adoção de outras mais apropriadas.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais