Gaeco deflagra operação para prender prefeito de Lagarto

De acordo com MP-SE, Valmir Monteiro e outras três pessoas estão foragidas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE) deflagraram, nesta sexta-feira, 22, a ‘Operação Leak’ para cumprir mandados de prisão preventiva contra o prefeito de Lagarto José Valmir Monteiro e outras três pessoas. Todos estão foragidos, de acordo com o MP-SE.

Policiais cumprindo mandados de busca e apreensão (Foto: MP-SE)

A investigação diz respeito a desvios de verbas públicas do Matadouro do município e à prática do crime de lavagem de dinheiro pelo gestor e demais investigados. Estão sendo alvo de buscas a sede da prefeitura, as secretarias municipais de Finanças e Administração, o matadouro de Lagarto e a sede da empresa JML Comércio Atacadista de Fumo LTDA. As residências do prefeito, do genro e de pessoas apontadas como laranjas do administrador do matadouro também são alvos. De acordo com o MP-SE buscas também ocorrem em Aracaju.

Foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva: além do prefeito de Lagarto, o genro Igor Ribeiro Costa Aragão e os sócios da empresa JLM Joel do Nascimento Cruz e Gildo Pinto dos Santos.

Além do Gaeco, participam da operação delegados e policiais da Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Polícia Rodoviária Federal, Comando de Operações Especiais e outras unidades policiais.

Leak

O nome da operação se dá em razão da notícia de vazamento dos pedidos de prisão e buscas que estão sendo apurados, além da notícia de que os principais alvos de prisão saíram de seus domicílios para evitar serem capturados pelas equipes.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Lagarto informou que a gestão está colaborando com a investigação e abrindo todos os acessos aos órgãos alvos de mandado de busca e apreensão. A assessoria ainda disse que aguarda o final da operação para se posicionar oficialmente.

Com informações do MP-SE

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais