Garibalde reconhece a articulação de Luciano (Foto: Maria Odília/Arquivo Alese) |
Até o momento, o clima é de tranquilidade e certezas, ao contrário do que tradicionalmente se assistiu nos encaminhamentos para a escolha da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na terça-feira da semana passada, 27, o PMDB bateu o martelo antes mesmo da reunião com o governador Jackson Barreto, confirmando a preferência do deputado Luciano Bispo para presidir o Poder Legislativo Estadual.
O deputado Garibalde Mendonça, também do PMDB, foi convencido a ocupar a vice-presidência, apesar de sonhar com o maior cargo. “Luciano Bispo se articulou bem com os colegas e com o governador Jackson Barreto e tudo ocorreu na maior tranquilidade”, ressaltou Garibade Mendonça em conversa com o Portal Infonet neste domingo, 1º.
O deputado Zezinho Guimarães (PMDB), que articulou os entendimentos e se posicionou como uma espécie de porta-voz do governador Jackson Barreto nas negociações, não tem dúvida que a tranquilidade prevalecerá durante o processo eleitoral. Pelos entendimentos, a presidência ficará com Luciano, Garibalde na vice, Jefferson Andrade (PSD) na primeira secretaria, Gorette Reis (DEM) na segunda, Venâncio Fonseca (PP) na terceira e Luiz Mitidieri (PSD), na quarta secretaria.
Ana Lúcia presidirá a sessão de posse |
Entre a oposição, a chapa encontra resistência em Maria Mendonça, correligionária de Venâncio Fonseca. “Na reunião da oposição, ela disse que não votaria na chapa por uma questão política e todos compreendemos porque a questão é localizada”, explica Venâncio Fonseca.
Mesmo adoentada, a deputada Ana Lúcia Menezes (PT) confirmou que presidirá, neste domingo, 1º, a solenidade de posse dos deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado e conduzirá a primeira sessão que elegerá a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa para os próximos dois anos.
Ana Lúcia foi escolhida pelo critério da faixa etária e não pelo critério do parlamentar mais votado. Este critério atende às normas estabelecidas no regimento interno do próprio Poder Legislativo.
Maria Mendonça: resistência por divergência política com Luciano Bispo |
A assessoria da parlamentar informou que nesta manhã Ana Lúcia está repousando, mas garantiu que estará na Assembleia à tarde para presidir os trabalhos legislativos e participar da posse popular que acontecerá, em clima de festa, na praça Fausto Cardoso após a posse oficial no plenário da Assembleia.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B