Gilmar quer aprovação de projeto que regula criação de cães pitbull

Deputado Gilmar Carvalho (Foto: Maria Odília)

O deputado estadual Gilmar Carvalho ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa hoje, 15.8, para cobrar o envio para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de projeto de sua autoria que regula a criação de cães pitbull. Segundo o projeto, a partir dos seis meses de idade todos os cães dessa raça serão esterilizados. No último domingo, 14, um garotinho de três anos passava com a mãe e avó pela Av. Augusto Franco, quando foi surpreendida por ataques de um cachorro pitbull. O menino ficou muito machucado e na tarde desta segunda-feira, 15 foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

“É uma desconsideração comigo”, disse Gilmar Carvalho protestando pelo fato da Assembleia não analisar o projeto que propõe regras para a criação e circulação de cães das raças pitbull em Sergipe. “Sequer levaram para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia”, queixou-se. Para ele, os deputados que discordam devem decidir isso no Plenário. Gilmar sugeriu aos colegas que dessem uma olhada no jornal Cinform desta semana.

“Quem discorda deve se lembrar que um cão dessa raça quase dilacerou uma criança no final de semana. A Casa precisa votar esse projeto. Não tiveram respeito comigo e nem consideração, havia um esquema de perseguição na legislatura passada”, observou Gilmar Carvalho, destacando, entretanto, que a perseguição não era comandada pelo ex-presidente Ulices Andrade. Segundo o parlamentar, o pitbull é uma raça que não precisa fechar a boca para respirar, e quando está com a presa na boca, permanece respirando.

Gilmar Carvalho decidiu propor o projeto a partir da tragédia que envolveu o menino David dos Santos, de 10 anos, brutalmente assassinado por uma cadela da raça pitbull. O episódio que chocou os sergipanos ocorreu em Aquidabã. A criança teve o rosto desfigurado pela cadela, que segundo o pai de David, não era violenta. E no último domingo, 14, uma criança de apenas três anos, teve o rosto machucado e levou alguns pontos na cabeça e no braço ao ser atacada pou cachorro pitbull na Av. Augusto Franco.

Com informações da Agência Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais