Gilson Andrade lamenta violência contra a mulher

Gilson Andrade: ‘Casos de violência contra a mulher ainda são constantes em Sergipe’ (Foto: divulgação)

O deputado Gilson Andrade (PTC) utilizou a tribuna no grande expediente desta quinta-feira, 5, para realizar pronunciamento em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, a ser comemorado no próximo domingo, 8, saudando em seu discurso, as colegas parlamentares da Casa, deputadas Maria Mendonça (PP), Silvia Fontes(PDT), Ana Lúcia( PT) e Goretti Reis(DEM), a senadora Maria do Carmo (DEM) além das servidoras Adília e Maria Figueiredo.

O parlamentar ressaltou a importância da mulher na sociedade considerando que a data representa a batalha, vitórias e conquistas adquiridas pelo sexo feminino, acrescentando que infelizmente ainda existe o preconceito. “Tenhamos uma consciência constante sobre o papel da mulher na sociedade, pois só assim poderemos exterminar o preconceito e a desvalorização delas. Infelizmente, mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional”, ressaltou.

Ainda em seu discurso, além de fazer o registro histórico sobre a comemoração, o parlamentar acrescentou dados referentes a remuneração e o índice de violência contra a mulher no Nordeste e em Aracaju. “De acordo com Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, no Nordeste, dos pouco mais de 22 milhões de mulheres que exercem alguma atividade remunerada, somente 16% recebem entre 1 e 2 salários mínimos, enquanto apenas 4% recebem entre 2 e 5 salários.

Em Recente estudo realizado pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o índice de violência contra a mulher no estado de Sergipe aumentou entre os anos de 2013 e 2014. Em 2013 foram registrados 3.123 crimes de violência doméstica psicológica, moral, sexual, patrimonial e cárcere privado, sendo que 1.329 foram de lesão corporal; Já no ano passado, esse número aumentou para 2.860 casos de violência doméstica, com 1.185 de lesão corporal”, salientou Andrade.

Agradecimento

“Em nome das mulheres sergipanas, quero parabenizar, agradecer e dizer que este dia de luta precisamos abraçar com muita disposição para que essa história possa ser mudada, pois mulheres com Bertha Lutz, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e tantas outras mulheres foram desbravadoras e buscaram na sua essência dar o melhor de si para que nós pudéssemos ter uma sociedade mais igual. Infelizmente ainda não alcançamos isso e estamos muito distante”, considerou a deputada Maria Mendonça em aparte.

O deputado Georgeo Passos (PTC) também fez à parte parabenizando Gilson Andrade pelo discurso enfatizando a importância da Lei Maria da Penha. Ele disse que a lei veio para dar uma proteção, mas ainda não é uma medida eficaz porque os juízes pedem medidas protetivas para as mulheres distanciando-as dos homens agressores, mas, isso ainda não tem surtido o efeito desejado, que é evitar esses homicídios, como foi citado em índices, durante discurso que retrata essa realidade.

O deputado estadual Pastor Antônio dos Santos (PSC) salientou que é de grande importância destacar os avanços conquistados pela mulher, mas ainda falta muito a ser conquistado, pois não há um reconhecimento pleno, embora a cada dia haja uma conscientização sobre a valorização da mulher que vem sendo conquistada a passos não tão largos.
Ao final do seu discurso, o deputado Gilson Andrade parabenizou todas as mulheres. “Às mulheres deixo o meu abraço e o meu aplauso, à vocês que a cada dia constroem uma sociedade mais fraterna e mais humana”, enfatizou.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais