Governador discute Política Estadual de Combate ao Crack

Reunião aconteceu no Palácio dos Despachos/Fotos: Márcio Dantas
O governador Marcelo Déda se reuniu no final da manhã de terça-feira, 27, com secretários das pastas de Saúde, Segurança Pública, Inclusão Social, Educação, Comunicação e Casa Civil para traçar as primeiras diretrizes em relação ao lançamento da Política Estadual de Combate ao Crack. A reunião, que aconteceu no Palácio dos Despachos, também contou com a presença da primeira-dama, Eliane Aquino.

Para combater de forma contundente e eficaz a problemática do crack em todo o estado, ficou estabelecido, durante a reunião, dividir a política de combate em prevenção, tratamento, reabilitação e repressão. Segundo Marcelo Déda, “essas medidas tornam-se essenciais para não deixar que a droga se aproxime do indivíduo e que, no caso de usuários, consiga trazê-los de volta ao convívio familiar e social”.

Governador fala sobre a importância da prevenção no campo escolar
No quesito prevenção, os veículos de comunicação serão os mais utilizados, com transmissão de comerciais e anúncios em jornais impressos, além de cartazes e cartilhas para serem distribuídas em todas as escolas do estado. Na opinião do governador, “a prevenção no campo escolar é de fundamental importância para que a disseminação das informações sobre os efeitos degradantes do crack tornem-se uma ferramenta para que o jovem possa dizer ‘não’ quando oferecerem para ele”. Ficou definida ainda a criação de um portal na Internet, onde a população poderá interagir e tirar dúvidas sobre os efeitos nocivos do crack.

Segundo o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, a pasta fará o possível para que informações preventivas de qualidade cheguem aos alunos. “O estado tem que abraçar a causa e lutar para afastar o crack, que é uma droga de fácil devastação, de todos os lugares do estado, principalmente das escolas”.

Tratamento

Para o tratamento dos usuários do crack, a Secretaria de Estado da Saúde terá que requalificar seus profissionais desde o atendimento de desintoxicação até o tratamento de reabilitação, com um número elevado de leitos e ambientes especializadas no assunto. “O Governo não pode apenas tratar o usuário e deixá-lo voltar às ruas sem nenhuma preparação, não cabe apenas afastá-lo das drogas com um atendimento de saúde exemplar. Para que o ciclo seja completo, a nossa ideia é colocar esse cidadão, assim que ele sair do tratamento, em um curso profissionalizante para que ele tenha uma ocupação e volte ao convívio social”, destacou Marcelo Déda.

Presenças

Estiveram presentes, além do governador Marcelo Déda e da primeira-dama, Eliane Aquino, os secretários de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, da Saúde, Mônica Sampaio, da Inclusão, Luci Silva, da Educação, José Fernandes de Lima, da Casa Civil, Oliveira Júnior, e da Segurança Pública, João Eloy.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais