Governador em exercício recebe a vice-cônsul dos EUA

Jackson e a vice-cônsul dos Estados Unidos da América, Maureen Murray (Foto: ASN)

O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu a vice-cônsul dos Estados Unidos da América (que atua no Consulado de Recife/PE), Maureen Murray, que está em missão oficial em Sergipe, cujo intuito é fortalecer o relacionamento institucional entre o seu país e o Estado de Sergipe. A recepção ocorreu no gabinete do Palácio de Veraneio.

Assessorado pelos secretários de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, o governador em exercício abordou diversos assuntos de interesse do Governo do Estado, a exemplo da viabilidade de se montar uma estratégia diferenciada que otimize a concessão de vistos aos sergipanos, o que beneficiaria tantos os sergipanos que desejam viajar aos Estados Unidos, e até a atuação de empresas sergipanas no mercado norte-americano.

“Apresentamos à vice-cônsul uma demanda que atende a uma reivindicação do trade turístico e de empresas que necessitam intensificar sua atuação no mercado americano. Nossa proposta é que se pudesse montar uma logística que permitisse, uma ou duas vezes por mês, o envio de funcionários aptos a realizar a vistoria de documentos e a entrevista que precedem a concessão do visto. Isto evitaria que os sergipanos se deslocassem à cidade de Recife, o que gera despesas muitas vezes semelhantes aos custos da passagem aos Estados Unidos”, contextualizou Jackson Barreto.

Segundo ele, a vice-cônsul se comprometeu a levar essa solicitação à sua chefe, a cônsul Usha Pitts, que conheceu Sergipe e, inclusive, participou de atos ao lado do governador Marcelo Déda, no mês de maio. “A vice-consul explicou que essa é uma decisão que está na alçada do Departamento de Estado Americano, em Washington (EUA), mas que a demanda será devidamente encaminhada”, descreveu Jackson Barreto.

Incremento de Relações

Ainda de acordo com o governador em exercício, esta é uma visita que teve caráter de fortalecimento das relações entre o Consulado Norte-Americano, em Recife, e o Governo do Estado. “Conversamos sobre a participação dos produtos sergipanos na pauta de exportação brasileira, que tem como um dos seus principais mercados os Estados Unidos. Também fizemos uma análise sobre o Nordeste, que tem sido a região com maior crescimento nas relações comerciais com os Estados Unidos, além de ações para o fortalecimento do turismo na nossa região. Foi, efetivamente, uma visita de incremento nas relações e intercâmbio turístico e comercial de interesse mútuo, onde pudemos mostrar o que o governo Marcelo Déda está fazendo na dinamização do turismo e na construção de oportunidades para crescimento da nossa economia”, avaliou Barreto.

Objetivos e Expansão

Já a vice-cônsul, Maureen Murray, destacou o compromisso do consulado com a expansão das relações institucionais com os estados nordestinos. “Como a cônsul não pode visitar todos os estados, nós realizamos estas missões para fortalecer as ligações do Consulado com os governos. Conversamos sobre as ideias que o Governo de Sergipe apresentou e que serão apresentadas à cônsul Usha Pitts e, consequentemente, serão avaliadas em Washington, já que não são decididas no Brasil”, explicou a vice-cônsul.

Segundo ela, nesse contexto, é notável o crescimento da demanda apresentada nos consulados dos Estados Unidos no Brasil. “Sabemos que muitos brasileiros estão viajando e fazendo negócios com os Estados Unidos. Só em 2012, foram emitidos um milhão e duzentos mil vistos para os brasileiros, e isto está exigindo o crescimento da nossa presença nos estados brasileiros. O que queremos é que os brasileiros sejam cada vez mais bem recebidos nos Estados Unidos”, declarou Maureen Murray, que também informou que serão abertos dois novos consulados no país, um em Belo Horizonte (MG) e outro em Porto Alegre (RS).

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais