Governador realiza vistoria em obra do Atheneuzinho

O prédio passa por restauração para abrigar o Museu do povo Sergipano (Fotos: Portal Infonet)
Toda a estrutura passou por reforma
Entre as novidades, um auditório com capacidade para 100 pessoas
Na ocasião, Marcelo Déda comentou assuntos políticos e econômicos

O governador Marcelo Déda esteve na manhã desse sábado, 22, realizando vistoria nas obras de restauração do prédio histórico do Atheneuzinho, situado à Avenida Ivo do Prado. O prédio, que no governo de Maurício Gracco Cardoso abrigou um dos mais importantes centros educacionais do estado, será sede do Museu do Povo Sergipano. As obras já duram dois anos e há previsão de entrega ao público ainda no mês de novembro.

A restauração do prédio e as adaptações da estrutura física para o recebimento do museu custaram aos cofres públicos um valor aproximado de R$ 20 milhões. “Os recursos utilizados na obra são do Banco do Estado e do governo de Sergipe e a obra será um presente do Banese para a sociedade sergipana, nas comemorações dos 50 anos da instituição”, explicou Saumíneo Nascimento, presidente do Banese.

A intenção é construir um museu que sirva de referência tecnológica e exponha aspectos da cultura e do povo de Sergipe.

Os visitantes do Museu do Povo de Sergipe, terão à disposição entre outras atrações, um auditório com capacidade para 100 pessoas, foyer, átrium cultural, túnel com projeção 360° que exibirá imagens de biomas e belezas naturais de Sergipe, espaço gastronômico, laboratório de artes e galerias com personalidades do estado. Além disso, haverá estacionamento, café e loja.

Para o governador do Estado a intenção é fundar um marco na cultura nacional. “Aqui funcionará o maior esforço que um governo já fez pela divulgação da cultura de um povo. Esse não é um museu convencional, ele estará entre os quatro museus mais modernos do país”. De acordo com o governador, será utilizada no Museu do Povo Sergipano a mesma tecnologia encontrada no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Esporte, ambos em São Paulo.

Saumíneo Nascimento faz projeções ambiciosas quanto ao Museu. "Assim como Paris tem o museu do Louvre, Aracaju terá um espaço para que todos os visitantes possam conhecer a riqueza cultural desse estado".

Economia

Na ocasião da vistoria, o governador falou sobre a situação fiscal do Estado. Marcelo Déda comentou as declarações do secretário da fazenda, que afirmou que Sergipe opera no limite da responsabilidade fiscal. "A situação do governo é extremamente controlada. Sofremos o impacto da crise, mas através de investimentos obtidos com royalties e operações de créditos conseguiremos dar ordens de investimentos ainda esse ano", garantiu o governador, que ainda anunciou o estudo para um edital que ofertará 1.700 vagas para o ensino público.

Pedido de Mandato

Em relação à crise entre setores do Partido dos Trabalhadores (PT) e o vereador Robson Viana, que migrou para o PMDB, o governador apelou para o debate político entre os envolvidos no caso. "Nós somos políticos e não chefes religiosos, que trabalham com dogmas. Antes de qualquer coisa, temos que pensar na saúde das relações entre os partidos da base aliada", considera o governador.

Deda argumentou ainda que a questão da fidelidade partidária não é discutida da maneira correta. "A fidelidade partidária entrou pela porta errada no Brasil. Essa não é uma questão que pode ser definida num julgamento, é matéria do Congresso".

O governador disse ainda que já conversou tanto com a direção do PT como com Robson Viana, mas afirma que pedir ou não o mandato do verador é uma competência do partido.

Por Caio Guimarães e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais