Governo de Sergipe e municípios discutem Pronatec

(Foto: Ascom)

Na última quinta-feira, 20, o Governo de Sergipe, através do departamento de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), promoveu reunião com representantes do Sistema S, do Instituto Federal de Sergipe e secretários de 50 municípios sergipanos, com objetivo de discutir a operacionalização dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Sergipe, cuja execução foi liberada para 2015.

O gerente de mercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Antônio Martins, frisou a importância da parceria do Governo de Sergipe na mobilização dos municípios para este contato direto com sistema S. “Essa parceria é importante para que eles possam alertar os municípios quanto à escolaridade, as estruturas e tudo o que vai facilitar a execução. O programa vem sendo melhorado, a partir desse contato e dessa aproximação, que vem acontecendo entre o sistema S e os municípios”, analisou.

A Secretária Municipal de Capela, Hildete Silva, comentou sobre a ansiedade que os municípios estavam à espera dos cursos. “É de extrema importância que essas vagas cheguem aos municípios, facilitando bastante o nosso trabalho. São áreas nas quais as pessoas se qualificam e encontram portas abertas no mercado do trabalho”, pontuou.

De acordo com o assessor da Diretoria de Inclusão Produtiva e Interlocutor Estadual do Pronatec, Melquíades Barbosa de Freitas, a Seidh é a interlocutora entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) – que traz a liberação, mobilização e gestão das vagas – e os municípios. “Eles estavam esperando essas vagas desde o início do ano. Por isso trouxemos seus representantes para ter contato direito com o executor das vagas nos municípios. Todos saíram bastante satisfeitos da reunião, também porque iremos oferecer uma qualificação técnica para operação do Sistec, que é o sistema de acesso ao Pronatec”, detalhou Melquíades.

Sobre o Pronatec
Executado pelos municípios, o Pronatec é desenvolvido pelo Governo Federal com foco na qualificação profissional do trabalhador brasileiro em situação de baixa renda.  Em cada uma das cidades, a inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária. A inclusão produtiva também reúne iniciativas de oferta de qualificação sócio-profissional e intermediação de mão-de-obra, que visam à colocação dos beneficiários em postos de emprego com carteira de trabalho e previdência assinada, de apoio à microempreendedores e às cooperativas de economia solidária.

Os cursos de qualificação profissional executados pelo Pronatec são realizados nas áreas de construção civil, inclusão digital, culinária, hotelaria, comércio e de serviços tecnológicos, através de convênio firmado com o Sistema S (Senac, Senai, Senar, SEST/SENAT) e com o Instituto Federal de cada estado. Do total de vagas, 5% são destinadas aos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais