Grupos recolhem assinaturas por Reforma Política em SE

Grupos recolhem assinaturas por Reforma Política no país (Fotos: Portal Infonet) 

Ricardo Lima é presidente do Conal 

Centenas de assinaturas já foram colhidas no Centro 

José: "o povo tem poder"

Antônio acredita que a população esteja empenhada no combate à corrupção 

No intuito de coletar ao menos 15.000 assinaturas para colaborar no combate à corrupção no país, entidades se uniram na Mobilização pela Reforma Política Democrática. A ação aconteceu neste sábado, 21, das 8h às 14h, no Calçadão das ruas João Pessoa com Laranjeiras, no Centro. O Conselho Nacional do Laicato no Brasil na Arquidiocese de Aracaju (Conal) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são organizadores do ato na capital sergipana.

De acordo com a organização do evento, os quatro pontos principais da proposta da Reforma Política são: a proibição do financiamento de campanhas por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

O presidente do Conal, Ricardo Lima, fala que tudo o que acontece com o país no momento atual faz com que os cidadãos se mobilizem para tomar atitudes. “Tivemos uma aceitação muito boa das pessoas nessa ação, pois as pessoas estão carentes, sedentos de reforma política”, falou.

O projeto de Reforma Política Democrática requer que sejam enviadas 1.5 milhão de assinaturas ao Congresso Nacional, o que corresponde a 1% do eleitorado do Brasil.  De acordo com o presidente do Conal, a meta para o estado de Sergipe é de que, ao menos, 15.000 assinaturas sejam colhidas. Outros quatro atos serão realizados nos próximos sábados que sucedem este, 21.

José dos Santos deixou sua assinatura pela Reforma e afirma ‘o povo tem poder’. “A gente pode ajudar a acabar com a corrupção. Se vier muita gente e assinar, é capaz de mudar alguma coisa. Eu acredito que depende do povo. Chegou a nossa vez de mostrar nossa força”, disse o funcionário público.

O presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB-SE, Antônio Eduardo Menezes, acredita que a população está disposta no combate à corrupção. “As pessoas estão vindo assinar, às vezes até espontaneamente, querendo colaborar. A população está realmente revoltada com o estado de corrupção que o país se encontra”, disse.

O presidente da Comissão fala que o ato está chamando a atenção da população para a causa. “Fizemos já dois atos, um em Aracaju e outro em Itabaiana, e conseguimos mais de 3 mil assinaturas. Então, acreditamos que com esses atos a população está querendo vir e vamos conseguir bater a nossa meta”, completou.

Por Helena Sader e Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais