Heleno pede agilidade para solucionar a questão da seca

0

(Foto: Assessoria Parlamentar)

O deputado federal Heleno Silva (PRB) ocupou a tribuna para levantar sua preocupação com os primeiros efeitos da seca no Nordeste brasileiro. O parlamentar disse que nos últimos 30 anos essa é uma das maiores secas já vividas na região.

Heleno informa que o Ministério da Integração Nacional não está tratando o problema com a devida atenção. “Precisamos que o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, trabalhe para levar uma solução", comentou Silva, que aproveitou o discurso para expor dados. "Cerca de 460 municípios estão com decreto em vigor, sendo que metade deles já teve reconhecimento federal.  Mais de 140 decretos foram publicados só essa semana".

O republicano acrescentou que os recursos demoram a chegar aos municípios e diz que a Defesa Civil Nacional não tem estrutura para atender o Nordeste. "Esse é um momento em que os técnicos da Defesa teriam que estar na Bahia, Sergipe e Pernambuco, dentre outros estados, onde o povo está sofrendo. Estamos enfrentando uma situação crítica que compromete a geração de emprego e até a vida do cidadão, principalmente dos que vivem no campo".

Em Sergipe, o Banese abriu uma linha de crédito para socorrer os produtores, mas Heleno afirma que a maioria deles está endividado. “Há alguns dias realizamos a audiência pública sobre as dívidas e muitos já estão com as terras para serem leiloadas. A verdade é o que os estados do Nordeste estão passando por uma situação terrível”, desabafa o republicano, pedindo à Defesa Civil Nacional que vá aos estados atingidos para ver de perto a dor que os nordestinos estão vivendo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários