Henri Clay se afasta de Fórum da Igreja Católica

Militantes de esquerda vibram com Henri Clay (Fotos: Portal Infonet)

O advogado Henri Clay Andrade, ex-presidente da OAB/SE, confirmou sua filiação partidária ao PSol, na perspectiva de construir uma frente de esquerda, composta pelo PSol, PCB e PSTU, de forma a apresentar um projeto político-partidário para disputar a Prefeitura de Aracaju nas próximas eleições.  Apesar de se tratar de uma alternativa concreta para disputar a PMA, com apoio das três siglas, Henri Clay não confirma a pré-candidatura.

“Não vamos discutir candidaturas. Nosso projeto não tem como prioridade eleições,  tem como prioridade gerações”, justificou. “É um projeto sério compromissado com a justiça social. Convocaremos a sociedade civil que está desesperançada com a política e tentaremos instaurar uma nova forma de fazer política. Fiz opção programática e não pragmática”, explica.

Com a opção pela filiação partidária, Henri Clay se afasta da coordenação do Fórum Social articulado pela Igreja Católica. “Conversei com o arcebispo, que é meu amigo, e ele compreendeu. Disse que suspendia a atividade vinculada à igreja para que não houvesse mal entendimento de que eu estava utilizando a instituição da igreja para me promover”, disse Henri Clay.

Henri Clay: "compromisso com justiça social"

O advogado ressalta que, na conversa com o arcebispo D. Palmeira Lessa, ficou bem claro que ele estaria se afastando daquele projeto específico e que estaria se dedicando a um fórum mais amplo. “Que não exclui a participação da Igreja Católica, que tem programa social relevante”, diz.

A opção partidária de Henri Clay Andrade foi oficialmente anunciada por ele mesmo, em entrevista coletiva, que concedeu ao lado de lideranças do PSol, do PCB e do PSTU. Participaram da coletiva o presidente do PSol em Sergipe, Alexis Pedrão, o presidente do PCB, Leonardo Dias e militantes de ambos os partidos.

A coletiva foi iniciada sem a participação de representantes do PSTU devido a compromissos de Vera Lúcia, mas o militante Zeca de Oliveira foi convocado de última hora e chegou com certo atraso à sede do Sindipetro, onde ocorria a entrevista. Assim que chegou, Zeca Oliveira enalteceu o fortalecimento da frente de esquerda com a filiação de Henri Andrade . “Em sua carreira profissional como advogado, Henri Clay tem demonstrado uma atuação firme ao lado da classe trabalhadora, só vem acrescentar. E o mais importante neste momento é a construção de um programa classista e socialista com independência financeira”, enalteceu o representante do PSTU.

Os três partidos unificaram o discurso. “A possibilidade de Henri Clay ser candidato não é descartada, mas não colocamos candidatura como ponto central dos debates, o mais importante é a unificação dos partidos de esquerda para fazer um projeto para Aracaju”, enalteceu o presidente do PSol, Alexis Pedrão.

“Ainda não estamos pensando em candidaturas. Nosso objetivo principal é construir um projeto político de esquerda para Aracaju, para o Estado de Sergipe, que não será feito apenas pelos três partidos, mas com a participação de representantes de variados segmentos da sociedade, dos sindicatos, dos movimentos sociais, artistas, intelectuais, estudantes…”, considerou o presidente do PCB, Leonardo Dias.

Henri Clay se afasta da coordenação do Fórum Social da Igreja Católica, mas mantém a militância na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de cuja instituição é ouvidor geral em nível nacional e conselheiro federal por Sergipe. “Na OAB, não há impedimentos para filiações partidárias. Agora, se houver uma pré-candidatura, terei sim que pedir afastamento da entidade”, explica.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais