Artistas dizem não ao impeachment através de manifestações culturais (Fotos: Portal Infonet) |
A chuva não inibiu as manifestações contra e a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff da Presidência da República, que estão sendo realizadas na capital sergipana na tarde deste domingo, 17. Na Praia de Atalaia, estão sendo realizados shows artísticos na perspectiva de que o impeachment não seja provado.
Já o grupo pró-impeachment instalou um telão na Praia 13 de Julho para acompanhar, por meio da transmissão de uma rede de televisão, a sessão plenária da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde os parlamentares estão apreciando o relatório da Comissão Processante que aprovou a tramitação do pedido de impedimento da presidente.
Em ambas as manifestações, a bandeira do Brasil está presente e os organizadores vetaram os enfadonhos discursos e há sindicalistas nos dois lados. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma) articulou um bloco que se concentra na Praia 13 de Julho, na expectativa do impeachment ser aprovado. “Não podemos continuar com um governo que estagnou a economia, o povo brasileiro está dizendo não à corrupção”, justificou o presidente do Sepuma, Nivaldo Fernando Santos.
Ativistas do Pró-impeachment acompanham votação na Praia 13 de Julho |
Do outro lado, estão outros sindicalistas que não encontram fundamentação jurídica nem base legal para dar prosseguimento ao impeachment e se aliaram aos cerca de 26 artistas que manifestam suas posições ideológicas contra o impeachment por meio de shows musicais, declamação de poemas libertários e apresentação teatral. “Hoje é um dia diferente, aqui estamos ao lado dos artistas fazendo a chamada, dizendo não ao golpe com esta atividade cultural”, comenta o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rubens Marques.
Ativistas
Profissionais liberais e artistas se dividiram entre os palanques. “Tenho obrigação de estar aqui, é algo que tenho que fazer porque muitos lá atrás brigaram para eu estar aqui, portanto é minha obrigação lutar aqui, defendendo a democracia”, reage a atriz e cantora Diane Veloso, que se manifesta contra o impeachment.
Diane Veloso: "pela democracia" |
O músico Alex Sant´Ana explica que a sua presença no palco contra o impeachment não seria sinônimo de apoio à presidente Dilma Rousseff. “A hashtag deveria ser ‘fica Dilma, mas melhora’ e estamos aqui para botar a voz naquilo que acreditamos: que o impeachment não tem base legal”, destacou o músico.
Do outro lado, manifestantes vinculados à Aliança Movimento Pró-Impeachment de Sergipe justificam a necessidade de afastar a presidente. “Somos um movimento apartidário que surgiu desde as eleições quando constatamos que a presidente não foi honesta, o que ficou comprovado com as pedaladas”, destacou o arquiteto Benjamin Shuster. “Na campanha, ela criou uma realidade falsa, de que o Brasil ia bem economicamente e depois vimos que não era real”, observou.
O funcionário público municipal Gilmar Souza acompanha a transmissão da votação na Câmara dos Deputados na Praia 13 de Julho, segurando a bandeira do Brasil. “Tudo isso é uma tristeza, é uma tristeza ver um governo não trabalhar pelo seu povo, então fica difícil manter a presidente no poder”, comentou.
Shuster: "contra a corrupção"
|
As manifestações continuam ocorrendo em clima tranquilo. Equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar estão acompanhando as mobilizações, sem registro de incidentes. “Por enquanto está tudo tranquilo e estamos com equipes nos dois locais onde há manifestação”, informou o major Gladston, que continua comando uma das equipes.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B