Indenizar-SE: seis vereadores comparecem ao Deotap

Advogado Evânio Moura acompanha vereadores (Fotos: Portal Infonet)

Mais seis vereadores compareceram ao Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap) na tarde desta quarta-feira, 6, em prosseguimento à Operação Indenizar-SE: Ivaldo José ((PRTB), Augusto do Japãozinho (PRTB), Valdir Santos (PTdoB), que já estavam previstos, além de Daniela Fortes (PEN), Renilson Félix (DEM) e Adelson Barreto Filho (PSL), que pediram antecipação, já que interrogatório seria na quinta-feira, 7. Na ocasião, o promotor Jarbas Adelino afirmou que “já tem provas suficientes do cometimento dos crimes”.

Dos 15 vereadores investigados por desvio de mais de R$ 7 milhões em verbas indenizatórias e locação de veículos,  até agora, apenas os vereadores Emmanuel Nascimento e Ivaldo José concordaram em prestar depoimentos à delegada Daniele Garcia e ao delegado Gabriel Nogueira, do Deotap. Os demais prometem por meio dos advogados, falar apenas em juízo.

Carlos Alberto com Augusto do Japãozinho

“Vamos manter a regra do silêncio, tanto em relação à eventuais esclarecimentos que meu cliente ia prestar hoje quanto também em relação à nossa tese. Encerrado o inquérito policial, será revertido ao Ministério Público, que percebendo que existem indícios mínimos capazes de oferecer a denúncia, vai fazer e aí é a instrução judicial”, destaca o advogado Carlos Alberto Menezes, do vereador Augusto do Japãozinho.

Daniela Fortes acompanhada do advogado

“Eu não tenho nenhum problema de falar, até porque tudo será esclarecido no momento oportuno. Estou seguindo a orientação do nosso advogado pra falar em juízo. Camos apresentar as provas no momento correto, a sociedade merece resposta e vai ter a resposta, mas esse primeiro momento é de silenciar para não atrapalhar as investigações”, completa Daniela Fortes.

Depoimento

Dos seis vereadores que compareceram ao Deotap na tarde desta quarta-feira, apenas Ivaldo José [único a chegar sem advogado] concordou em prestar depoimento e ao final concedeu entrevista à imprensa. “A maioria das perguntas são de identificação, de praxe. Dalei da assessoria jurídica por meio de Alcivan Menezes e o servidor público tem mesmo que prestar as informações ao Ministério Público. Estou tranquilo. Confirmei que Alcivan Menezes prestava assessoria jurídica e que não fazia locação de veículos com a empresa dele”, garante.

MPE

Renilson Félix chegou sozinho, mas não quis falar

Os interrogatórios de hoje foram acompanhados pelo promotor Jarbas Adelino. “O silêncio não atrapalha, na verdade é uma oportunidade que se dá a eles para apresentarem as provas que por ventura possam favorecê-los. Mas se a defesa tem esse procedimento, é direito deles e vamos aguardar. Em nenhum momento, a acusação pode se basear em depoimentos da própria defesa. A gente já tem provas suficientes do cometimento dos crimes, mas aguardamos sim o que eles vão a dizer. É uma oportunidade que o procedimento permite e nós vivemos num Estado Democrático de Direito, têm que se dar a possibilidade de ampla defesa”, entende.

Jarbas Adelino disse ainda que a expectativa é de que até o final desse mês, a delegacia encerrará a investigação e remeterá os autos ao Ministério Público para que possa adotar as providências judiciais cabíveis. Ainda estão em análise alguns documentos apreendidos na operação. Vamos aguardar os depoimentos que haja a necessidade de tomar”, completa.

Ivaldo José fala com a imprensa após o depoimento e diz estar tranquilo

Só faltam comparecer ao Deotap os vereadores José Gonzaga e pastor Roberto Moraes, cujos depoimentos estão marcados para este quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais