Indenizar-SE: Vereadores Gonzaga e Vinicius são ouvidos

Dr. Gozaga chega ao lado do advogado Carlos Alberto Menezes (Fotos: Portal Infonet)

Dos 15 vereadores investigados pela Operação Indenizar-SE, desencadeada pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/SE), o penúltimo [José Gonzaga – PMDB], foi ouvido na tarde desta quinta-feira, 7 pela delegada Daniele Garcia. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinícius Porto (DEM), foi intimado e antecipou o depoimento [na qualidade de testemunha], da próxima segunda-feira, 11, para a manhã de hoje.

Dr. Gonzaga [que assim como a maioria prefere falar em juízo], chegou acompanhado do advogado Carlos Alberto Menezes, que desabafou:

“O Estado tem muito poder, é de uma dimensão tamanha, que cabe ao indivíduo, diante dele, apenas se proteger. Tem muita polícia a seu favor, delação premiada, busca e apreensão domiciliar pessoal, lote de promotores públicos e o indivíduo minimamente sensato só tem que se proteger, se preservar, se manter calado, se colocar em silêncio para esperar uma oportunidade adequada para assim se pronunciar diante do que o Estado se amealhou enquanto provas”, acredita.

Carlos Alberto: "A regra do silêncio é de proteção"

Carlos Alberto Menezes acrescentou que não dá para se pronunciar diante do desconhecido.

“Vamos esperar que aquilo que é desconhecido se torne conhecido, para aí sim, se pronunciar. A gente vai se manter em silêncio, eu não posso falar sobre contrato, de qualquer envolvimento dessa natureza. A regra do silêncio é de proteção, garantidora de uma coisa chamada de ampla defesa e ninguém está se negando a prestar esclarecimentos. Vocês já ouviram alguém do Ministério Público comprovar que faz uso do auxílio-moradia? Simplesmente entrega-se, deposita-se na conta do Ministério Público essa verba sem a necessidade de demonstrar que alugou a casa”, enfatiza.

Dois donos de carros que locaram veículos aos vereadores por meio da Empresa Elo Consultoria, também prestaram depoimentos na tarde desta quinta-feira, 7, mas tiveram as identidades preservadas para não atrapalhar as investigações.

Interrogatórios

Vinicius Porto falou na qualidade de testemunha

O último vereador a ser ouvido, Roberto Moraes (SD), deverá comparecer ao Deotap nesta sexta-feira, 7. Na próxima semana, servidores da Câmara serão ouvidos e em seguida, será realizada uma nova análise de documentos. Quando essa fase for finalizada, os delegados e promotores deverão divulgar os nomes dos vereadores que serão indiciados e quais os crimes.

A Operação Indenizar-SE investiga o desvio de mais de 7 milhões de reais das chamadas verbas indenizatórias [na prestação de assessorias jurídicas e locação de veículos].

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais