Iniciado processo para escolha de defensor

Candidatos na hora do Hino Nacional
Pela primeira vez na História de Sergipe, o cargo de Defensor Público Geral do Estado será escolhido por meio de uma Lista Tríplice que será encaminhada ao governador Marcelo Déda, para que possa “bater o martelo”. Durante toda a manhã desta segunda-feira, 1º de fevereiro, defensores públicos estiveram participando de uma sessão solene no auditório do Banese para a apresentação das propostas por meio de cinco candidatos. A eleição está marcada para o próximo dia 11 de fevereiro na sede da Defensoria Pública.

Seis candidatos concorrem ao cargo: Edgard Patrocínio dos Santos Júnior, Ana Paula Gomes, Jorge Fraga, Guilherme Deleuse, Marcelo Rocha Mesquita e Édson Sobral.  Este não

Ana Paula é a única candidata do sexo feminino

 

compareceu à solenidade, alegando estar em viagem de férias. De acordo com o 1º secretário da Comissão Eleitoral, Antonio Carvalho da Cunha, é a primeira vez que o Defensor Público Geral é escolhido dessa forma.

“Antes, a categoria não participava. O governador do Estado escolhia pelos critérios dele. A mudança veio com a Lei Complementar 132 de 2009, que alterou a Lei Orgânica da Defensoria Pública, ou seja, a Lei Complementar 80 de 1994”, explica Antonio Carvalho resssaltando que 95 defensores estão aptos a votar nas eleições do próximo dia 11 de fevereiro.

Propostas

O defensor a ser escolhido pelo governador Marcelo Déda entre os três mais votados no próximo dia 11 

Antonio Carvalho fala sobre o processo
de fevereiro, terá um mandato de dois anos à frente do órgão. Entre as principais propostas apresentadas na manhã desta segunda-feira, 1º, está a de melhores salários para a categoria. “Sergipe possui a pior remuneração do país”, lamenta o 1º secretário da Comissão Eleitoral, informando que a categoria recebe inicialmente R$ 5 mil bruto.

A primeira apresentação foi feita pelo candidato Edgard Patrocínio. Segundo ele, suas propostas passam pela questão administrativa e operacional. “Queremos desenvolver um trabalho para que haja um crescimento com qualidade e o defensor público possa atender melhor a população carente. O defensor geral tem que sair do

Edgard Patrocínio foi o primeiro a apresentar propostas
gabinete e ir atrás de estrutura”, entende.

A candidata Ana Paula Gomes afirmou que suas propostas estão voltadas para uma nova atuação na Defensoria Pública Geral. “Lutaremos pelo modelo de uma Defensoria Pública ideal, cada vez mais valorizando o defensor público”, afirma.

Afastado

O cargo de Defensor Público Geral de Sergipe, vinha sendo ocupado por Hélber Batalha, que solicitou afastamento das funções. Em seu lugar, assumiu o sub-defensor, Almo Batalha Brito que compareceu à sessão solene desta manhã, aberta pelo presidente da Comissão Eleitoral, Raimundo Oliveira Veiga. “Os candidatos terão 30 minutos para apresentar suas propostas e dez minutos para responder aos questionamentos feitos por escrito”, orientou Veiga.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais