Integrantes do MOTU distribuem nota contra deputado

Núbia Santana (de azul) e os demais líderes do Motu
Quatro representantes do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) estiveram na tarde desta segunda-feira, 22, nas galerias da Assembléia Legislativa. A visita teve por objetivo distribuir uma nota de repúdio contra atitudes do deputado Augusto Bezerra, que teria invadido o galpão no Siqueira Campos, onde estão morando cerca de 160 famílias desabrigadas. Mostrando um vídeo com depoimento de uma moradora dizendo querer sair do local, Augusto Bezerra afirmou que: “Contra Fotos não há argumentos”.

De acordo com a representante do MOTU em Sergipe, Núbia Santana, o deputado chegou ao galpão por volta das 10h30 deste domingo, 21, quando algumas pessoas solicitaram que aguardassem a liderança. “Ele acabou criando atrito familiar, causando truculência na presença das crianças, estava irredutível querendo filmar. Que autonomia Augusto Bezerra tem para chegar lá? E ainda mais disse que estava ali para ajudar, mas que se o pessoal não queria, são bandos de animais”, lamenta Núbia Santana.

Deputado Augusto Bezerra
Ela disse ainda que “houve invasão domiciliar, constrangimento. O pior é que todos os deputados foram procurados quando a gente foi despejado do hotel da Atalaia e Augusto Bezerra nunca apareceu. Agora que é ano eleitoral, vai lá fazer grosserias, sem contar que o que ele fez é crime eleitoral. Nosso povo é humilde, mas é preparado e sabe que somente os líderes podem dar depoimento”.

Contraponto

Em contrapartida, o deputado Augusto Bezerra, usou a tribuna para comunicar que fez algumas denúncias na manhã desta segunda, 22, no Ministério Público Federal e Estadual contra líderes do movimento Sem-Terra, representantes da Funasa e de associações de moradores que estariam atrasando a entrega das casas do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida.

Deputada Ana Lúcia: “Eles possuem líderes sim”
“A Caixa é do povo, dos trabalhadores e não do PT que está prometendo casas em troca de votos. Para mostrar essa realidade, visitei ontem o galpão onde 160 famílias vivem em situação subumana, com um banheiro. As pessoas gritavam querendo denunciar que queriam deixar o local e agora vem três pessoas com uma nota ridícula dessas. Eu quero é que as pessoas recebem as casas e não ouvir que eu não podia entrar porque não falei antes com o líder. Não existe liderança. O galpão estava aberto e eu entrei. Agora venho aqui mostrar que contra fotos não há argumentos”, enfatiza o deputado lembrando que as famílias estão dependendo da Prefeitura de Socorro para serem transferidas.

Espaços organizados

Venâncio Fonseca: “MST pode fazer ocupações”
Em aparte ao deputado Augusto Bezerra, a deputada Ana Lúcia Menezes afirmou que as famílias possuem lideranças. “Eles possuem líderes sim e o MOTU é um movimento organizado que luta em todo o país. É a coragem desses homens e mulheres que lutam pelo estado de direito e que fazem a democracia. A transferência está demorando sim. O galpão é do estado. Foi a Deso quem doou, mas vossa excelência não pode entrar nos espaços organizados sem pedir autorização”, ensina Ana Lúcia.

MST

Augusto Bezerra também foi aparteado pelo deputado Venâncio Fonseca, que afirmou: “vossa excelência não podia entrar sem autorização, mas o MST pode invadir laranjais, Câmara dos Deputados. A deputada Ana Lúcia já fez ocupações aqui na assembléia e até mesmo greve de fome. Agora vem essas pessoas com uma nota encomendada. Já que estão gostando do local e da demora para a transferência, deviam sair com uma nota dizendo que não tem pressa”, ressalta.

Confira a nota distribuída pelo MOTU:  

“O MOVIMENTO ORGANIZADO DOS TRABALHADORES URBANOS – MOTU vem através desta repudiar a ação do deputado estadual AUGUSTO BEZERRA (DEM), que na manhã do domingo, dia 21 de fevereiro 2010, por volta das 10h30min, invadiu a OCUPACÃO 1º DE MAIO, no galpão localizado na rua Amapá, 205, Siqueira Campos, Aracaju (SE). Na chegada do deputado, foi solicitado por alguns ocupantes que o mesmo aguardasse um tempo para ter acesso à comunidade. De forma desrespeitosa e truculenta, o deputado adentrou à comunidade, acompanhado por uma câmera e três indivíduos desconhecidos que na ocasião tentavam intimidar a comunidade, abrindo barracos sem permissão dos moradores, correndo atrás das crianças para serem filmadas, pressionando as pessoas a falarem para ser gravado, inclusive, uma senhora com distúrbio psicológico foi induzida com informações que o mesmo trazia.

Quando solicitado pelas famílias a se retirar da comunidade, o DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA agrediu verbalmente todos os ocupantes com a frase: “VOCÊS MERECEM FICAR AÍ DENTRO MESMO SEU BANDO DE MONSTROS, ANIMAIS!”, cuspiu no chão e entrou no carro, indo embora.

O que causou uma revolta coletiva, todos se sentiram agredidos verbalmente, discriminados, desrespeitados e ofendidos com tal situação. Entende-se que a ação cometida pelo DEP. AUGUSTO BEZERRA, invasão de domicílio e de privacidade, fere o ECA, as Leis Eleitorais (campanha política partidária antecipada), bem como fere os Direitos Humanos em que rege a Constituição Brasileira.

Neste sentido, o MOVIENTO ORGANIZADO DOS TRABALHADORES URBANOS – MOTU solicita dos órgãos competentes que investiguem e tome as devidas providencias relacionada ao caso.

Desde já as famílias do MOVIMENTO ORGANIZADO DOS TRABALHADORES URBANOS – MOTU agradecem a todos solidários com esta causa”.

 

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais