Ipesaude: deputados retiram quorum para votar projeto

Venâncio usa tribuna para defender projeto (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O projeto de lei que estabelece novas regras para o Ipesaude foi retirado de pauta da sessão plenária da Assembleia Legislativa por falta de quórum mínimo para votação. A bancada de oposição se retirou do plenário, a deputada Ana Lúcia Menezes (PT) da base governista seguiu o gesto dos oponentes, mas o deputado Venâncio Fonseca (PP), ex-líder da oposição, manteve-se no plenário, abraçou o discurso governista, defendendo o projeto, e recebeu elogios do deputado Zezinho Guimarães (PMDB), um dos fiéis aliados do governador Jackson Barreto.

Durante os debates, os parlamentares se dividiram quanto à proposta do governo e o deputado Antonio dos Santos (PSC) instigou a bancada de oposição para esvaziar o plenário e, com isso, comprometer o quorum mínimo exigido pelo regimento interno para apreciação de projetos deste porte. O deputado Venâncio Fonseca foi o último a discursar para defender a proposta governista, que estabelece cobrança de contribuição dos dependentes e a inclusão de servidores comissionados no rol de beneficiários. “Não é justo descontar do salário de um servidor e ter 12 beneficiários”, justificou o parlamentar.

Servidores acompanham debates e criticam deputados que apoiam projeto

Venâncio nega que seja aliado do governador Jackson Barreto e declarou-se independente. “Não tem nada a ver uma coisa com outra [votar em favor da proposta do governo e ser aliado do governador], estou defendendo aquilo que acredito e eu deixei a liderança [de oposição] justamente porque tenho uma posição diferente”, diz. “Quando você está fora da liderança, você tem esta liberdade como eu tive no dia de hoje para chegar ao líder e dizer ‘minha posição é essa’, vou expressar aquilo que eu acho agora e defender, como defendi. Estou defendendo que o Ipes não acabe, estou defendendo que o Ipes tenha vida”, resumiu.

Além da bancada de oposição, outros deputados situacionistas também engrossaram a fileira da oposição e contribuíram para retirar o quorum mínimo exigido para votar projetos desta natureza, causando surpresa à liderança do governo. O deputado Luciano Bispo (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, encerrou os debates e anunciou a retirada do projeto da pauta de votação desta quarta-feira, 6, na perspectiva de colocá-lo novamente na próxima semana. O deputado Francisco Gualberto (PT), líder do Governo, lamentou o esvaziamento e informou que conversará com os parlamentares aliados para garantir o quorum mínimo nas próximas votações.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais