Iran Barbosa pede que CMA revogue aumento salarial dos vereadores
(Foto: Acrisio Siqueira) |
O vereador Iran Barbosa apresentou nesta quinta-feira, 17, um requerimento cujo objetivo é revogar o aumento salarial dos parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju. O reajuste aprovado em maio eleva os salários para R$ 18.991,68 na legislatura de 2017 a 2020.
No requerimento, Iran Barbosa alega que a medida se justifica pelo atual cenário econômico-financeiro em que se encontra a capital sergipana e o resto do país; pelo quadro de atrasos sucessivos no pagamento dos salários dos servidores municipais, ativos e aposentados, vinculados ao Poder Executivo; pela precariedade da tabela de vencimentos dos servidores desta Câmara Municipal, que pratica valores inferiores ao salário mínimo; além de toda a reação da população aracajuana que se manifesta contrária ao aumento salarial dos vereadores.
Atualmente o salário de vereador é de R$ 15.031,76. O requerimento ainda precisa ser apreciado pelo plenário. Se aprovado, somente o presidente da casa, Vinícius Porto, é quem pode apresentar Projeto de Decreto Legislativo pedindo a revogação do aumento salarial dos vereadores.
Protestos
Na última quarta-feira, 16, vários grupos se uniram em frente à CMA para protestar contra o aumento salarial dos vereadores. Na ocasião, oo vereador Vinícius Porto disse que os salários são reajustados a cada quatro anos, que o aumento é legitimo e que consta na Constituição Federal.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B