Iran Barbosa propõe auxílio social para órfãos da covid-19 em Sergipe

Indicação propõe que Governo realize estudo para amparar órfãos de pais que morreram vítimas da covid-19 (Foto: Jadilson Simões / Alese)

O deputado estadual Iran Barbosa (PT), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quinta-feira, 12, para informar que protocolou na Casa Legislativa a Indicação nº 447, que propõe ao Governo de Sergipe a criação de um programa de auxílio social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que perderam seus pais para a covid-19.

Para o parlamentar, o número de órfãos no Brasil deve desafiar a todos a propor alternativas e políticas públicas para garantir a proteção integral a essas crianças e adolescentes. “Proponho que o Governo estude o pagamento de um auxílio mensal para todas as crianças e adolescentes. Esta Casa tem se debruçado em várias iniciativas do gestor estadual que visam garantir a continuidade de programas sociais em virtude da covid-19. Em vários lugares do país existem diversos Projetos de Lei tramitando com essa natureza. Então, peço que essa propositura venha para apreciação, pois o número de morte de pais ou responsáveis mais do que dobrou em 2021”, justificou.

Estudo

De acordo com um estudo publicado no dia 20 de julho, no periódico científico Lancet, são mais de 113 mil menores de idade brasileiros que perderam o pai, a mãe ou ambos para a covid-19 entre março de 2020 e abril de 2021. Se consideradas as crianças e adolescentes que tinham como principal cuidador os avós/avôs, esse número saltou para 130 mil no país. Globalmente, a cifra ultrapassa 1,5 milhão de órfãos.

Fonte: Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais