Isabel Nabuco se despede do Tribunal de Contas do Estado

Isabel Nabuco faz homenagem a 23 servidores com medalha conselheiro José Carlos de Souza

A conselheira Isabel Nabuco D´Ávila se despediu nesta quarta-feira, primeiro, das atividades no Tribunal de Contas do Estado. Ela presidia o tribunal e transmitiu o cargo para o vice, Carlos Alberto Sobral de Souza, que deverá ser aclamado presidente da Corte de Contas de Sergipe nesta quinta-feira, 2, durante a primeira sessão plenária deste ano. “Tentarei ser melhor que aqueles que me antecederam, apresentando soluções mais rápidas e mais objetivas”, ressaltou Carlos Alberto Sobral ao ser declarado presidente em exercício.

O presidente em exercício do TCE tem prazo de um mês para convocar o plenário para a escolha do novo presidente, mas ele garante que as eleições ocorrerão efetivamente nesta quinta, 2. “Hoje estou presidente em exercício, amanhã espero contar com o apoio dos meus pares para me tornar efetivo para o biênio 2012/2013”, ressaltou o conselheiro Carlos Alberto.

A transmissão de cargo ocorreu no final da manhã em solenidade que contou com participação do governador Marcelo Déda e de muitas outras autoridades. “A conselheira Isabel Nabuco teve uma participação intensa na presidência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe”, resumiu o governador. Para Déda, na presidência da Corte de Contas, Nabuco desempenhou papel relevante na modernização daquela casa, além de manter relações institucionais “de alto nível” com os poderes constituídos. “E as relações continuarão as mais republicanas”, completou, numa referência ao sucessor de Nabuco na Presidência do TCE.

Solenidade de transmissão de cargo lota auditório do TCE

Isabel Nabuco se aposentou compulsoriamente nesta terça e, com a transmissão do cargo, o TCE declara a vacância. O novo conselheiro será indicado pela Assembleia Legislativa de Sergipe.

A deputada Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa, participou da solenidade de transmissão do cargo e revelou que a vacância só será considerada quando o Poder Legislativo Estadual for oficiado pelo TCE. “O procedimento será iniciado tão logo chegue o comunicado à Assembleia”, ressaltou a parlamentar. 

Angélica Guimarães não antecipou preferências nem citou nomes de possíveis candidatos à vaga deixada por Isabel Nabuco no TCE, mas reconhece os nomes citados pela imprensa, a exemplo dos secretários de Estado Belivaldo Chagas (Educação, que foi deputado estadual por várias legislaturas) e Oliveira Júnior (do Planejamento e Gestão). E prefere o silêncio quando questionada sobre a probabilidade dela própria se tornar candidata. “A imprensa tem noticiado vários nomes, mas não ouvi por parte de ninguém a pretensão de ser candidato”, diz. “Não responda porque não respondi”, apelou quando questionada pelo Portal Infonet sobre a possibilidade de sua candidatura à vaga.

Marcelo Déda e Carlos Alberto Sobral: relações institucionais republicanas

O governador Marcelo Déda também não se manifestou a respeito. “O Tribunal de Contas sequer declarou a vacância, portanto, seria precipitação sugerir qualquer candidato”, resumiu o governador, alertando que a indicação será de competência da Assembleia Legislativa.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais