Governador alerta novos secretários (Fotos: Portal Infonet) |
O governador Jackson Barreto (PMDB) empossou na manhã desta terça-feira, 6 no Palácio dos Despachos, 15 secretários. Na ocasião, fez um chamamento à responsabilidade por conta da situação difícil pela qual segundo ele, passa o estado e o país.
“Estamos passando por um momento muito difícil e precisamos da seriedade e honestidade com a preservação dos recursos públicos. Não podemos gastar acima das nossas condições sob pena que se assim fizer, cada um vai ter que responder pelos seus atos. Quero de cada um dos senhores lealdade à pessoa do governador e ao povo sergipano aos compromissos que assumimos em campanha”, ressalta.
Jackson Barreto deixou claro que da sua parte saberá cobrar de cada um dos novos secretários. “Saberei cobrar o trabalho, a eficiência, a competência, o compromisso social. Não podemos manchar a história desses oito anos que ao lado de Marcelo Déda, governamos o estado. Não temos aqui secretários exclusivos, mas secretários para ajudar o governador a desempenhar uma missão que atenda aos interesses de 2 milhões e 200 mil sergipanos. Precisamos ajudar Sergipe e ter a lucidez das dificuldades que o país inteiro atravessa”, completa.
Gastos
Jackson Barreto: "Quem gastar acima vai responder pelos seus atos" |
Os 15 novos gestores também foram alertados dos gastos com as pastas. “Precisamos da seriedade, honestidade com a preservação dos recursos públicos. É preciso que apertem os cintos. Estamos passando por uma situação delicada e muito preocupante com a folha de pessoal, mas até esta sexta-feira à noite, encerraremos o calendário de pagamento que estava faltando. Faço isso com muita alegria porque o povo sergipano espera muito de nós”, destaca.
Nomeações
Ele não anunciou os nomes dos gestores que comandarão as secretarias de Cultura e de Inclusão Social, mas prometeu fazer até a próxima sexta-feira, 9. “Estamos atentos aos nossos compromissos, trabalhando, buscando inspiração na sabedoria de Salomão para completar o quadro da administração pública. Estamos na fase de análise de nomes de composições e o meu desejo é que até a próxima sexta-feira esteja concluído todos os cargos de secretários do 1º escalão”, diz.
Antônio Hora, assina termo de posse à frente da Secretaria de Justiça |
Indagado pelo Portal Infonet sobre o que está dificultando a escolha dos titulares das duas pastas, Jackson Barreto foi enfático: “O que dificulta é porque nós diminuímos o tamanho do Estado e é preciso você analisar bem como compor o Estado com essa diminuição do tamanho da máquina. Somos um grupo político amplo e é preciso que se tenha compromissos com esses setores levando em conta a meritocracia acima de tudo e a competência”.
Quanto aos nomes do 2º escalão, o governador informou que será composto de acordo com a qualificação, com as necessidades do Estado. “Mas sempre com moderação e com modéstia porque não podemos ocupar tantos cargos em função das nossas dificuldades financeiras. Vamos devagar com o bonde”, avisa.
Pastas
Esmeraldo Leal sai das bases do Movimento Sem Terra para a Agricultura |
Foram empossados os secretários da Casa Civil, Belivaldo Chagas, de Governo, Benedito Oliveira, de Planejamento, João Augusto Gma, Agricultura, Esmeraldo Leal, Segurança Pública, Mendonça Prado, Fazenda, Jeferson Passos, Infraestrutua, Valmor Barbosa, Saúde, Zezinho Sobral, Justiça, Antônio Hora, Turismo e Esporte, Adilson Silva Jr, Comunicação, Sales Neto, do Meio Ambiente, Olivier Ferreira, Controladoria Geral, Adinelson Alves.
O titular da Procuradoria Geral do Estado, Arthur Azevêdo Borba e o novo secretário da Educação, Jorge Carvalho estão em viagem e serão empossados depois. Jorge participa de uma reunião no Ministério da Educação sobre o reajuste do Piso Salarial Nacional dos Professores que será anunciado nesta quarta-feira, 7.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B