Jeferson Passos assume gestão da Seplag

Jeferson Passos é cumprimentado por Marcelo Déda (Foto: Marcos Rodrigues)

Na manhã desta terça, 9, o governador Marcelo Déda empossou Jeferson Passos como o novo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão. Jeferson assume a pasta no lugar de José de Oliveira Júnior, que será subsecretário de Desenvolvimento Energético, órgão ligado à Casa Civil. O ato de assinatura do decreto de posse aconteceu no gabinete do governador, no Palácio dos Despachos.

“A minha decisão levou em conta o perfil executivo do doutor Jeferson que, ao longo dos últimos seis anos, liderou com muita competência e capacidade a Secretaria de Finanças de Aracaju”, anunciou Déda.

Durante o ato, Jeferson Passos assegurou que sua missão à frente da Seplag será de continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado pelo ex-secretário Oliveira Júnior. “Será um trabalho de avanço. Vamos procurar incrementar algumas ações sempre na busca da celeridade e no melhor atendimento do cidadão”.

Ele explicou também a demora em ser liberado para tomar posse por seu órgão primário, a Caixa Econômica Federal. “Ocorreram mudanças recentes no trâmite de cessão que envolve não só a Caixa, mas também o Ministério da Fazenda e esse tempo entre a solicitação e o momento da liberação foi um pouco maior que o usual. Porém, nada que atrapalhou o início dos trabalhos”.

Desde que deixou o cargo de secretário de Finanças de Aracaju, Jeferson Passos estava acompanhando as atividades que vinham sendo desenvolvidas pelo secretário Oliveira Júnior, a fim de ter conhecimento prévio de alguns assuntos que são tratados no âmbito da Seplag.

Oliveira Júnior assume a subsecretaria de Desenvolvimento Energético, órgão já existente e ligado à Casa Civil. “O governador Marcelo Déda me designou para continuar. Nesse cargo vou permanecer oferecendo à Casa Civil o apoio em várias tarefas, além disso, penso em trabalhar fortalecendo as ações que o Governo já tem para a área de desenvolvimento energético”, destacou.

O subsecretário disse ter certeza que a indicação de Jeferson Passos mantém a mesma filosofia de trabalho do governador Marcelo Déda. “O governador continua a ter na Seplag, junto com a Secretaria da Fazenda, a Controladoria Geral do Estado e Procuradoria Geral do Estado uma estruturação muito eficiente para o Governo do Estado e baseada em princípios sedimentados de transparência, eficácia, legalidade. Isso é um legado importante que será continuado pelo Jeferson Passos”.

Avaliação

A Seplag foi criada no início da segunda gestão do governador Marcelo Déda, e desde esse período, Oliveira Júnior ocupou a pasta. De acordo com ele, sua finalidade foi reforçar as funções de planejamento e controle na máquina pública do estado. “Eu acredito que a secretaria tenha atingido essas funções muito bem, pois unificou as atribuições das antigas secretarias de Estado da Administração e do Planejamento. A Seplag ganhou maior peso para conduzir junto as secretarias finalísticas as políticas prioritárias estabelecidas pelo programa de Governo”, explicou Oliveira Júnior.

Ele também falou de seu orgulho em ter participado das transformações. “Me orgulho de ter estruturado a secretaria usando, sobretudo, profissionais do quadro de carreira de gestores públicos. Quase todos os cargos mais importantes da superintendência que constituem a Seplag são tituladas por servidores efetivos da carreira de gestores técnicos em políticas públicas e isso fez com que durante esse período, a secretaria tivesse um perfil bastante profissional, técnico e assim foi permitida uma gestão muito transparente e eficaz”, avaliou.

A solenidade foi acompanhada pelos secretários de Governo, Pedro Lopes; o secretário chefe da Casa Civil, Silvio Santos; o secretário de Comunicação, Carlos Cauê, o ex-secretário da pasta, Oliveira Junior, que continuará integrando a administração estadual, além do secretário da Fazenda, João Andrade. O vice-governador Jackson Barreto não acompanhou a cerimônia, porque se encontrava em solenidades de inaugurações na cidade de Arauá.

Curriculum

Jeferson Dantas Passos é bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-graduado em Estratégia e Marketing Empresarial pela Universidade Tiradentes (Unit),  foi auditor na Auditoria Regional Salvador/BA da Caixa Econômica Federal. Foi consultor na Superintendência Regional do banco em Aracaju, gerente de Filial de Administração em Salvador e gerente de Logística da Central de Prestação de Serviços em Aracaju. Ocupou nos últimos seis anos, o cargo de Secretário de Finanças de Aracaju.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais