João anuncia criação de Secretaria da Cultura

João Alves: status de secretaria para a Funcaju (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Nas próximas duas semanas, o prefeito João Alves Filho (DEM) convocará a Câmara Municipal em caráter extraordinário para apreciar o projeto de reforma administrativa que já está em fase de conclusão pela equipe técnica. Pelo projeto, serão criadas pelo menos quatro secretarias: Cultura; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infraestrutura e Meio Ambiente.

Mas o prefeito garante que não estará criando despesas extraordinárias. Ele diz que as novas pastas anunciadas são apenas adequações necessárias para dar maior dinâmica a estruturas já existentes, a exemplo da Emurb, que sai do vínculo do gabinete para a Infraestrutura, e da Funcaju, que ganhará status de secretaria e será comandada pelo vereador Nitinho Vitalle (DEM).

Até a reforma administrativa ser aprovada pela Câmara Municipal, a Funcaju não sofrerá alteração e será comandada interinamente por Manoel Luís Fraga Viana, que será o adjunto de Nitinho Vitalle. A vaga na Câmara de Vereadores, com a saída de Nitinho, será preenchida pela defensora pública Emília Correia, a primeira suplente da coligação.

Nitinho: criação de Conselho e descentralização da Rua da Cultura

O vereador Nitinho Vitalle não acredita que a convocação extraordinária da Câmara Municipal gerará despesas extras. “Pela experiência que tenho no parlamento, as convocações extraordinárias nunca são remuneradas”, diz. “Acredito no bom senso dos vereadores que vão atender a convocação sem gerar despesas extras”, observa.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 2, pelo próprio prefeito João Alves Filho durante posse dos novos secretários municipais, realizada em concorrida solenidade no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Descentralização

Nitinho já pensa em projetos macros para a futura secretaria. Em conversa com o Portal Infonet, Nitinho anunciou pelo menos duas medidas que serão adotadas de imediato: criação do Conselho Municipal da Cultura, com participação efetiva de artistas sergipanos, e descentralização do Projeto Rua da Cultura que deverá ser transferido do Mercado Central para os bairros de Aracaju.

O vereador Nitinho Vitalle, que guardou a indicação em sigilo até os últimos momentos, garante que só assumirá a pasta quando o projeto de reforma administrativa proposto pelo prefeito for efetivamente aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.

Mas o vereador garante que já começou a trabalhar. Em anexo ao projeto de reforma administrativa que será encaminhado pelo prefeito à Câmara Municipal já estará contemplada a proposta de criação do Conselho Municipal de Cultura. “E vamos abrir um amplo debate com a classe artística para definir a composição deste conselho”, considerou o futuro secretário.

Em resposta ao anúncio feito por Nitinho Vitalle sobre a descentralização da Casa Rua da Cultura, o diretor artístico da Cia. de Teatro StultiferaNavis e idealizador do “Projeto Rua da Cultura”, Lindemberg Monteiro, enviou nota ao Portal Infonet declarando que o projeto não pertence à Prefeitura de Aracaju.

A nota também afirma que o projeto foi realizado, produzido e coordenado pela Cia. de Teatro StultiferaNavis e conta com o apoio dos artistas sergipanos desde a data de seu surgimento, em 30 de setembro 2002. A prefeitura de Aracaju é apenas parceira do projeto. Sendo assim, qualquer decisão sobre o futuro da “Rua da Cultura” é decidido pelos seus idealizadores e donos da marca, ou seja, pela Cia de Teatro StultiferaNavis.

No entanto, de acordo com a nota, até o momento, a Cia não foi procurada por ninguém da nova administração municipal que afirma ter poder de decisão sobre o futuro do “Projeto Rua da Cultura”.

Lindemberg Monteiro declara ainda, que os realizadores da “Rua da Cultura” têm interesse em continuar a sua parceria com a Prefeitura de Aracaju e que já tentou solicitar uma audiência com o novo Secretário Municipal de Cultura, NitinhoVitale, porém sem sucesso.

Por Cássia Santana

A matéria foi alterada às 21h25 para acréscimo de nota enviada pela direção da Casa Rua da Cultura.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais