João Batista renuncia após Jackson exonerar Alessandro

João Batista: solidário à queda de Alessandro Vieira (Fotos: Portal Infonet)

Ainda não há explicações explícitas, mas está patente que a mudança na cúpula na Secretaria de Estado da Segurança Pública foi motivada pela exoneração do delegado Alessandro Vieira, que ocorreu a partir de um ato unilateral do governador Jackson Barreto (PMDB). Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira, 19, durante a posse do sucessor, João Eloy, o ex-secretário João Batista deixou claro que não aceitou a exoneração de Alessadro Vieira do cargo de delegado geral e que, como consequência, também pediu afastamento do comando da SSP.

Apesar de confirmar que o governador Jackson Barreto “não queria” mais a permanência do delegado Alessandro Vieira no cargo, o ex-secretário João Batista não soube explicar os motivos que levaram o governador a anunciar o afastamento de Vieira do cargo na SSP. “O doutor Alessandro Vieira é da minha equipe e o governador entendeu que ele não podia mais participar e eu entendi que eu não podia estar mais no governo sem a presença do doutor Alessandro. Simples: o governador está no direito dele e eu estou no meu direito”, resumiu o ex-secretário.

“O governador do Estado tem bônus e ônus. Ele tem o ônus de exonerar a hora que ele quiser, ou o bônus, dependendo da visão. O governador do Estado tem o direito, ele foi eleito, foi votado e tem confiança da população sergipana, então ele tem direito de tirar e colocar as pessoas em cargo em comissão da forma que ele quiser sem precisar prestar contas”, destacou.

Alessandro Vieira: aguardando nova função

A mesma resposta foi apresentada à imprensa pelo secretário Benedito Figueiredo, de Governo, que empossou a nova cúpula da SSP, em substituição ao governador Jackson Barreto. O secretário Benedito Figueiredo explicou a ausência, informando que o governador estaria inaugurando obras no interior do Estado e que os atos administrativos não precisam de explicações. Benedito lembrou que esta não seria a primeira mudança a ocorrer nesta gestão, citando exemplos, do próprio João Eloy que já tinha assumido a mesma anteriormente e que estaria retornando ao posto neste momento e ainda de Mendonça Prado, remanejado da SSP para a Agrese, e ainda do secretário João Augusto Gama que deixou a Seplag para assumir a Secretaria de Estado da Cultura.

O ex-delegado Alessandro Vieira, que também participou da solenidade que deu posse a João Eloy e a nova delegada geral Katarina Feitosa também não soube explicar as mudanças. Ele disse que tomou conhecimento da exoneração por meio do comunicado feito pessoalmente pelo então secretário João Batista. “Fui comunicado pelo delegado João Batista, meu colega de trabalho, e a partir daí só aguardar a comunicação oficial”, resumiu o delegado.

O destino do ex-secretário João Batista já está definido. Ele tomará posse na próxima semana na Academia de Polícia Civil (Adepol), mas o destino de Alessandro Vieira ainda não está definido. O próprio Alessandro Vieira disse que está aguardando as definições da nova cúpula e a delegada geral Katarina Feitosa externou a pretensão de definir a futura função do delegado posteriormente, quando também poderão ser anunciadas novas mudanças. Mas a delegada geral antecipou que a equipe da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) será mantida.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais