Jovens podem procurar os cartórios para fazer o título do eleitor

Semana do Jovem Eleitor acontece até dia 29 (Foto: Portal Infonet)

Durante essa semana os jovens de 16 e 17 anos podem procurar os cartórios eleitorais de todo país para tirar seu título de eleitor. A Justiça Eleitoral realiza de 25 a 29 de novembro a Semana do Jovem Eleitor, um momento de conscientização dos jovens sobre a importância de participar da escolha de seus representantes políticos.

Em Aracaju, no cartório eleitoral situado na rua de Itabaiana, no Centro, o movimento ainda está bem tranquilo, mas a expectativa da coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Eleitor, Ana Karla Carvalho, é que a procura aumente nos próximos dias. “Como hoje é o primeiro dia a procura é bem menor, mas ao longo da semana quando a informação vai sendo publicizada, a procura aumenta”, conta.

Ana Karla, coordenadora do Núcleo de Atendimento ao eleitor, acredita que a procura dos jovens pelo alistamento aumente até o final da semana (Foto: Portal Infonet)

Ana Karla explica que o objetivo da Justiça Eleitoral é trazer o público jovem o quanto antes para fazer o alistamento eleitoral e evitar tumulto nos últimos dias do cadastramento que é fechado 150 dias antes das eleições. “Como o alistamento é a operação mais demorada porque é preciso fazer o cadastramento biográfico e biométrico sempre são feitas essas campanhas em anos que antecedem as eleições para não deixar o cadastramento para última hora e evitar transtornos”, diz.

Os jovens podem ir aos cartórios eleitorais portando documento oficial e original com foto, comprovante de residência original e os maiores de 18 anos precisam levar a carteira de reservista ou o certificado de alistamento. “Quem preferir pode fazer o agendamento no site do TRE escolhendo o dia e hora que quer ser atendido. No dia basta trazer o comprovante de agendamento e os documentos necessários que será atendido. Os jovens que não agendarem, pegam a senha e aguardam o atendimento. Outra coisa importante, os pais ou responsáveis não precisam acompanhar os jovens, eles fazem tudo sozinhos”, orienta a coordenadora.

Mateus Oliveira já fez seu alistamento eleitoral (Foto: Portal Infonet)

O jovem Mateus Oliveira completou 18 anos recentemente e preferiu fazer logo seu alistamento eleitoral. “Não quis deixar para última hora, então aproveitei e vim logo, até porque vou fazer o alistamento no exército e quero estar com toda documentação em dia”, conta o jovem que revela que a partir de agora vai começar a analisar melhor os candidatos. “Como eu nunca votei eu não me atentava muito nos candidatos, mas agora que vou começar a votar eu vou começar a analisar melhor os candidatos e suas propostas”, diz.

A 2º edição da Semana do Jovem Eleitor já tem data para acontecer. De acordo com Ana Karla, a semana acontece de 16 a 20 de março de 2020.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais