Jovens vão às urnas e falam da importância do voto

Eleitor jovem foi às urnas e falou sobre consciência e importância do exercício de votar (Foto: Portal Infonet)

A parcela da população que iniciou nos últimos anos o exercício do voto, tem grande importância no destino político do país. Conforme a legislação eleitoral, a obrigatoriedade do voto só vem mesmo aos 18 anos, mas jovens com 16 e 17 anos têm a opção de tirar o título de eleitor. Em todo Sergipe, há 239.266 eleitores entre 16 e 24 anos.

No caminho às urnas neste domingo, 2, alguns dos jovens demonstravam ter consciência da importância do seu voto. “Desde os 18, quando peguei meu título, eu venho e voto. Acho que a maneira que a população tem para mudar esse momento do país. Então não abdico desse direito”, diz o estudante Danilo Matos, de 24 anos.

Mais jovem, um eleitor de 18 anos, que se identificou como Renê, aparentava estar perdido na zona eleitoral. E realmente estava. Foi informado pelo fiscal que estava na seção errada. Um pouco tímido, o jovem falou que só está votando por conta da obrigatoriedade. “Só estou aqui porque é obrigado. Já errei minha seção e estou praticamente perdido”, afirmou o garoto.

Nossa equipe não conseguiu identificar eleitores com 16 e 17 anos que foram às urnas neste domingo, mas conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 14.303 mil eleitores com 16 anos, e 22.572 mil com 17 anos – ambas categorias, conforme regras, não são obrigados a votar.

Por Ícaro Novaes 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais