Lançado Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Evento aconteceu no auditório da OAB/SE (Fotos: Portal Infonet)
“A população precisa entender que não deve trocar o seu voto por uma rua asfaltada ou por uma praça que foi feita ao lado de sua casa”. A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti Júnior, na tarde desta quarta-feira, 11, quando do lançamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral em Sergipe.

Segundo ele, o movimento é de grande importância para a sociedade. “É um ato salutar que zela pela transparência e pela ética. A palavra chave do movimento chama-se o controle social e é fundamental que a sociedade passe a denunciar os crimes eleitorais”, enfatiza Ophir Cavalcanti Júnior, destacando que a OAB não aceitará mudanças na Lei da Ficha Limpa, que

Ophir Cavalcanti:”Transparência e ética”
apesar de ser nova, é constitucional e veio para mudar e selecionar melhor, cabendo à sociedade apontar o caminho da ética visando moralizar o processo eleitoral.

O Movimento de Combate a Corrupção conta com a parceria da OAB Sergipe, da Igreja Católica por meio do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (Conal), do Ministério Público Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas e Polícia Federal, além da adesão do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE) visando estimular as chamadas eleições limpas.

“É uma honra ter o presidente nacional da OAB nas comemorações alusivas ao Dia do Advogado, neste 11 de agosto, sobretudo no evento em que a proposta é buscar uma campanha eleitoral mais séria, mais ética e mais limpa por parte dos futuros representantes do povo”, entende o presidente da Ordem

Carlos Augusto: “eleições mais limpas”
dos Advogados do Brasil em Sergipe, Carlos Augusto Nascimento.

Ficha Limpa

Para o arcebispo de Aracaju, D. José Palmeira Lessa, a Lei do Ficha Limpa é de grande importância para a população. “A sociedade está cansada de tanta notícia de corrupção. É sanguessuga, é valerioduto. O povo está precisando de legisladores de fato e o Ficha Limpa veio para purificar. É fundamental que ninguém perca o seu voto. Eu creio que ainda tem gente que presta, mas é preciso que os eleitores conheçam mais os candidatos e verifiquem quem pode contar com a sua confiança, quem de fato o possa representar com ética”, orienta D. Lessa.

D. Lessa: “Ficha Limpa veio para purificar”
“Nesse exato momento se instala em Aracaju um comitê que visa coibir abusos do poder econômico. Todo cidadão tem o direito de votar, mas para reforçar a democracia, é indispensável que a sociedade crie mecanismos de controle, pois a corrupção é uma forma de violência. O Conal vai atuar na questão da articulação junto às instituições públicas [que coíbem esses abusos], como a OAB, o TRE, o Ministério Público Federal”, complementa o presidente do Conal Aracaju, Jerônimo da Silva Sérgio.

Denúncias

À medida que as adesões forem aumentando, será realizado um fórum para que seja definido um número de telefone ou um e-

Jerônimo da Silva, presidente Conal
mail para as pessoas fazerem as denúncias.

Durante o evento no auditório da OAB, foi distribuído um panfleto do Ministério Público Federal mostrando que comprar e vender voto é crime. E que,  quando o cidadão troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica milhões de brasileiros, inclusive a família.

Por Aldaci de Souza

 

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais