Sukita: luta para restabelecer a dignidade e o mandato (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Três anos após a briga travada pelo PSB com o ex-prefeito Manoel Messias Sukita, de Capela, laudo pericial assinado por perito federal concluiu como falsa a assinatura que consta no documento de renúncia de Sukita na disputa eleitoral do ano de 2014, quando o ex-prefeito foi eleito deputado estadual com 33.179 votos, mas teve registro cassado em abril de 2015.
Conforme o laudo divulgado pelo próprio Sukita, em agosto deste ano, o delegado Nilton Cezar Ribeiro, da Polícia Federal, solicitou exame grafoscópico com o objetivo de analisar a autenticidade da assinatura do ex-prefeito em termo de renúncia apresentado pelo PSB à Justiça Eleitoral. Somente nesta terça-feira, 26, o ex-prefeito divulgou o resultado do laudo pericial assinado pelo perito criminal Evandro José de Alencar Paton, confirmando a falsificação.
“A assinatura questionada atribuída a Manoel Messias Sukita aposta sobre o documento Termo de Renúncia apresenta características gráficas significativamente divergentes das encontradas no material padrão, o que permite concluir que é falsa e que foi confeccionada por método de imitação servil”, destaca parte do laudo divulgado pelo ex-prefeito de Capela.
Restabelecimento da dignidade
Transcrição de parte do laudo (Foto reproduzida do facebook de Sukita) |
No entendimento do ex-prefeito Sukita, está claro que o PSB falsificou o documento e contratou, por iniciativa própria dos dirigentes do partido, o perito judicial documentólogo Genaldo Moura do Amaral para atestar a autenticidade da assinatura dele naquele documento. Sukita garante que a assessoria jurídica já está tomando todas as providências jurídicas para restabelecer os prejuízos que sofreu, inclusive danos morais, e restabelecer sua dignidade e o mandato na Assembleia Legislativa.
O ex-prefeito entende se tratar de crime público e acredita que a própria Justiça Eleitoral adotará providências para investigar e identificar o autor da falsificação da assinatura. Prevalecendo o entendimento do ex-prefeito, Sukita assume mandato na Assembleia Legislativo e Francisco Gualberto (PT) deixa o mandato, retornado à condição de primeiro suplente da coligação.
O Portal Infonet tentou ouvir os dirigentes do PSB em Sergipe, mas não conseguiu êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B