Linda Brasil quer CPI para apurar atuação da Iguá em Sergipe

Deputada denuncia precarização no abastecimento de água, aumento da taxa de esgoto e possíveis cobranças indevidas

Linda Brasil quer CPI para apurar atuação da Iguá em Sergipe. Foto: Ascom/Deputada Linda Brasil

Durante a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizada nesta terça-feira (3), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) cobrou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da empresa Iguá no estado. A parlamentar denunciou a precarização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além do aumento de tarifas e possíveis cobranças indevidas à população.

Segundo Linda Brasil, a concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) à iniciativa privada não resultou em melhorias no sistema, mas agravou os problemas enfrentados pela população. “Acho muito importante trazer os representantes da Iguá aqui, como já estiveram no ano passado, para prestar esclarecimentos. Mas não adianta vir e dizer que está tudo bem, que vai investir, sem apresentar soluções concretas. A situação é insuportável e urgente para uma grande parcela da população”, afirmou.

A deputada relembrou que, em visitas anteriores da empresa à Alese, já havia apresentado denúncias semelhantes. Entre elas, a cobrança de taxa de esgoto em localidades onde o serviço não existe. “Eu trouxe denúncias de cobrança de taxa de esgoto em locais onde não há esgotamento sanitário, e a resposta de um dos diretores foi que essa cobrança não existia”, destacou.

Para Linda Brasil, o cenário atual exige uma postura mais firme do Parlamento. “Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo. Esse é um aviso importante para o governo. Se não querem reconhecer o que já denunciávamos no processo de entrega da Deso à iniciativa privada, é porque não querem admitir algo que é concreto e real, é ignorar o sofrimento da população”, alertou.

A parlamentar reforçou que a situação exige uma postura firme do Parlamento, considerando que a CPI é fundamental para investigar falhas no processo de concessão e os impactos nos municípios. “Se queremos fiscalizar de verdade, precisamos abrir uma CPI para trazer todos os problemas e falhas que estão acontecendo. Muitos municípios e localidades estão sem acesso à água por falhas no processo, que foi um verdadeiro ‘copia e cola’, como ocorreu na concessão no Rio de Janeiro. Mas, infelizmente, CPIs que já propus para outros órgãos nunca avançaram porque não há interesse real em fiscalizar”, concluiu.

 

Com informações da  Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais