Lixeira de São Cristóvão será desativada em 45 dias

Toda a área deverá ser isolada e fiscalizada até o fim do prazo de 45 dias (Foto: Divulgação)

Em audiência nesta quinta-feira, 19 no Fórum  da cidade de São Cristóvão com a participação do prefeito Alex Rocha, a secretária municipal de Infra Estrutura, Poliana Raimundo Santos, do juiz Manoel Costa Neto e o promotor de Justiça, Fábio Pinheiro de Menezes, ficou definido que a prefeitura deverá proibir a entrada de menores na lixeira do Loteamento Lauro Rocha. A prefeitura pediu prazo de 45 dias para desativar o lixão.

A presença de crianças e adolescentes no lixão vem sendo combatida há vários meses pelo juiz Manoel Costa Neto, solicitando o isolamento de toda a área. Na audiência, os representantes do município se comprometeram a identificar as famílias que se encontram no lixão, num prazo de cinco dias, encaminhando relatório ao Ministério Público, para a abertura de processo de verificação de Situação de Risco.

Juiz Manoel Costa Neto: "Crianças e adolescentes  vivendo no lixo e do lixo" (Foto: Portal Infonet)

“A audiência teve por objetivo obsturuir o Lixão de São Cristóvão, principalmente quanto à permanência de crianças e adolescentes naquela área, vivendo no lixo e do lixo. Após haver cercado várias vezes, a população furtou arames e postes de cercas. Como se trata de lugar ermo, não há como manter apenas um vigilante, é um risco de morte iminente”, ressalta o juiz Manoel Costa Neto.

Entre as medidas definidas na audiência para evitar que as famílias retornem ao local, estão: isolamento da área através de arame farpado e a fiscalização diuturna por meio do Conselho Tutelar, Comissariado de Menores e a Secretaria de Ação Social, impedindo a entrada de crianças e adolescentes ou qualquer outra pessoa catadora de lixo.

De acordo com o assessor de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, o município pediu um prazo de 45 dias para não mais colocar lixo no local.

“Neste prazo, a prefeitura vai transferir os resíduos para o aterro sanitário regular da empresa Estre Ambiental, localizada no município de Rosário do Catete”, explica Pedro Rocha.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais