Lula: Rogério e André divergem sobre depoimento à PF

André Moura e Rogério Carvalho comentaram depoimento de Lula (Foto: César de Oliveira/Arquivo Infonet)

O depoimento do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Polícia Federal [na manhã desta sexta-feira, 4], como parte da Operação Lava Jato, causou rebuliço em todo o país. Em Sergipe, entidades e lideranças de movimentos sociais e partidos de esquerda prometem um ato de solidariedade no Sindicato dos Bancários hoje à tarde.  O presidente do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, Rogério Carvalho e o deputado federal André Moura (PSC) comentaram o episódio.

Lula foi ouvido por quase quatro horas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em virtude de um mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva [quando o investigado é obrigado a depor]. Ele e o Instituto Lula são alvos de investigação iniciada com base em denúncias do Ministério Público Federal (MPF). A acusação é de terem recebido R$ 30 milhões entre 2011 e 2014, de empreiteiras que estão sendo investigadas no esquema de corrupção na Petrobras.

O presidente do Diretório Estadual do PT em Sergipe, o ex-deputado Rogério Carvalho, entende que o ex-presidente do Brasil foi ‘sequestrado’ pela Polícia Federal. “Lula foi sequestrado pela Polícia Federal sob o argumento da condução coercitiva para um cidadão que tem endereço fixo, todo mundo sabe onde ele mora e não havia sido convidado a depor e se negado, portanto, não há nenhuma justificativa legal para a condução coercitiva a uma pessoa ser levada a depor nessas circunstâncias”, entende.

“É um sentimento de indignação de todos nós por um abuso ao estado democrático de direito e à sociedade fica em sobressalto, pois a qualquer hora ele poderá ser coercitivamente preso”.

Igualdade

Já o deputado federal André Moura entende que a postura do MPF e da Polícia Federal está correta.

“Todos os outros investigados também possuem endereço fixo e nem por isso deixaram de ser ouvidos pela Polícia Federal, porque Lula tem que ser diferente, tem que ser melhor do que os outros? Ele é acusado de ser o mentor do Petrolhão e ainda critica o Ministério Público e a Polícia Federal. Afronta à democracia é ninguém lá fora confiar mais nesse país enquanto o PT estiver no poder, prova disso foi o dólar ter caído para 3,70 e as bolsas de valores subido. O país  passa pelo maior escândalo e isso sim é afrontar a democracia. O Ministério Público e a Polícia Federal estão corretos . Lula e Dilma não têm o direito de se acharem acima das leis desse país. Se forem inocentes, que provem e se forem culpados, que sejam punidos”, entende.

Durante entrevista coletiva de imprensa na sede nacional do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva disse: "Me senti um prisioneiro hoje de manhã. Era só ter mandado eu vir. Sempre fui prestar esclarecimento, porque não devo e não temo. Se queiseram matara a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo, porque a jararaca está viva".

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais