Maioria do eleitorado de São Francisco tem baixa escolaridade

0
Escolaridade não limita participação de eleitores nas urnas (Foto: Arquivo Infonet)

A maioria do 3.401 eleitores do município de São Francisco tem baixa escolaridade. Apenas 5,2% concluíram o ensino superior, 15% concluíram o ensino médio e menos de 5% concluíram o ensino fundamental. Um expressivo número de eleitores sequer concluiu o ensino fundamental [34%], outros 12,9% apenas leem e escrevem e outros 2,7% iniciaram uma faculdade, mas não concluíram o curso de nível superior. Nesse universo, 17% iniciaram, mas não concluíram o ensino médio.

No município, também existe analfabetos entre os eleitores. Conforme os dados fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, 7,4% do eleitorado  se declaram analfabetas para a Justiça Eleitoral. Para esses eleitores declarados analfabetos, o voto é facultativo, assim como os idosos com idade superior a 70 anos e aqueles com idade entre 16 e 17 anos.

Mandato cassado

As eleições suplementares acontecem no próximo domingo, 1°. A Justiça Eleitoral convocou eleições para escolha das novas pessoas que ocuparão os cargos de prefeito e de vice-prefeito, consequência dos mandatos dos ex-gestores Altair Santos Nascimento e Manoel Messias Nascimento Araújo, eleitos em 2016 para os cargos de prefeito e vice, respectivamente, que foram cassados.

Os ex-gestores são acusados por prática de crime eleitoral que teria ocorrido durante a campanha realizada no ano de 2016. Altair e Manoel Messias negaram, mas a justiça eleitoral ficou convencida de que os então candidatos ofereceram emprego, mesada, material para reformar casa e até bebidas alcoólicas a eleitores, tendo como recompensa apoio político e votos.

Além da perda dos mandatos, Altair e Manoel Messias também ficaram inelegíveis. Como consequência, eles não disputam as eleições suplementares e estão impedidos de exercer cargos públicos durante os próximos oito anos.

por Cassia Santana

Comentários