![]() |
Evento foi aberto nesta terça-feira, 13 (Foto: Divulgação) |
Mais de 40 prefeitos sergipanos estão participando da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 13 pelo presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves e reúne no Centro Internacional de Convenções do Brasil, mais de quatro mil gestores. Este ano, a pauta de reivindicações passa pelo aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a apreciação da nova Lei dos Royalties por parte do Supremo Tribunal Federal.
“Hoje foi a abertura oficial com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves que fez um belíssimo discurso em torno principalmente em favor da PEC 262, que prevê o aumento de 2% de participação do FPM e ficou de instalar uma Comissão na Câmara para levar a pauta aos parlamentares”, ressalta o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), o prefeito de Monte Alegre, Antônio Rodrigues, o Tonhão destacando ainda uma reunião no próximo dia 28 no STF.
![]() |
Tonhão participa da marcha junto com demais prefeitos sergipanos |
Paralela à Marcha, ocorre o IX Fórum Permanente de Vereadores e o V Fórum dos Contadores. Os participantes também terão acesso à VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, aberta do primeiro ao último dia do evento. No dia 15, pela manhã, haverá o Espaço para diálogo dos Municípios. Em seguida, a leitura da Carta da Marcha encerra o evento.Serão discutidos ainda no evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) até a quinta-feira, 15, temas como: mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) pra melhorar a arrecadação municipal; o Encontro de Contas Previdenciárias entre União e Municípios; e que as desonerações de impostos não impactem negativamente as finanças municipais.
Por Aldaci de Souza