Mais um presidenciável visita o Estado de Sergipe

Eymael: cumprir a Constituição Federal (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Disputando pela quarta vez a Presidência da República, José Maria Eymael (PSDC) está em Sergipe desde a quinta-feira, 14, e na tarde desta sexta, 15, segue para Salvador, Estado da Bahia, onde pretende dar continuidade à agenda política.

As atividades externas que o candidato pretendia fazer em Sergipe, na Bahia e também em Alagoas foram suspensas em decorrência da tragédia ocorrida na quarta-feira, 13, que matou o presidenciável Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, e outras seis pessoas, entre elas o sergipano Pedrinho Valadares.

Este é o segundo presidenciável que visita Sergipe. Na quinta-feira, 14, o presidenciável esteve em Propriá e na cidade de Itaporanga D´Ajuda onde fez contatos com correligionários. Em Aracaju, estava prevista duas caminhadas: na noite da quinta na Praia de Atalaia e a outra aconteceria na manhã desta sexta-feira, no centro da cidade.

Segundo o próprio candidato, as atividades externas foram substituídas por visitas a veículos de comunicação, entre eles o Portal Infonet. Em Sergipe, o PSDC faz palanque para o governador Jackson Barreto, com quem o presidenciável esteve reunido na noite da quinta-feira. Para o Portal Infonet, o presidenciável fez um relato sobre a tragédia do partido e resumiu em uma única frase o programa de governo para o país: “vou fazer cumprir a Constituição Federal”.

Eymael explica que as três disputas anteriores foram articuladas como forma de reestruturar o PSDC, que passou pela clandestinidade durante o regime militar e por uma outra frustração, no ano de 1993, quando o então PDC foi obrigado a se fundir com o PDS. “Esta foi a segunda tragédia. Tentamos impedir, mas a fusão aconteceu”, lamentou Eymael. “E só dois anos depois, em 1995, nós, os 115 fundadores, conseguimos refundar o partido e acrescentamos a letra S para firmar o compromisso com a justiça social”, enalteceu.

Nas pesquisas de intenções de voto divulgadas pelo Ibope e pelo Vox Populi, Eymael não é citado, mas ele garante que está em quarta colocação em um dos quesitos do questionário aplicado aos eleitores. “Na pesquisa tem uma pergunta: independentemente, quem você acha quem vai ganhar a eleição? E, nesta pergunta, eu estou em quarto lugar”, observou.

O PSDC só tem espaço de 45 segundos na propaganda eleitoral que será transmitida pelas emissoras de rádio e televisão, menor, inclusive, que os 55 que conquistou nas eleições passadas. Mas este tempo não o inibe. “Se hoje o cenário fosse o mesmo de 2010, seria desperdício disputar novamente a Presidência”, considerou. “Mas, hoje, o campo de batalha não é o rádio nem a TV, são as redes sociais”, considerou. E é neste espaço que ele aposta na ascensão da candidatura. “Vamos chegar ao segundo turno”, considera.

E, quando questionado sobre futuras alianças, em se concretizando as previsões de pesquisas que indicam para uma disputa entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDC), Eymael não opina. “Nosso foco é chegar no segundo turno, então não tem que ficar falando em quem vamos apoiar no segundo turno”, resumiu.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais