Manoel Gomes é o convidado do Cabaré de Quinta

O convidado desta quinta foi o controlador-chefe da CGU, Manoel Gomes (Foto: portal Infonet)

O convidado desta quinta-feira, 27, no Cabaré de 5ª foi o controlador-geral da Controladoria Geral da União (CGU), Manoel Gomes. Durante a entrevista, Manoel Gomes abordou diversos assuntos, entre eles qual o papel que desenvolve a Controladoria. De acordo com ele, a CGU é um órgão do governo federal e exercer como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal.

Ao ser questionado se a CGU persegue os gestores ou fiscaliza a administração, o controlador foi enfático. “Os instrumentos de controle são algo que causa uma resistência natural. O Controle contribui para a melhoria do processo de gestão. O trabalho da CGU é técnico e impessoal e não há perseguição”, conta.

Sobre a fiscalização do sorteio público de municípios que recebem a fiscalização especial do órgão, Manoel Gomes, destacou que dos 75 municípios sergipanos, 35 já foram sorteados e receberam a fiscalização. “O que ocorre é que no momento do sorteio do município, também são definidos quais as políticas públicas serão fiscalizadas, a exemplo da saúde, infraestrutura, educação. No entanto, a CGU não fiscaliza os prefeitos, mas os recursos federais existentes naquele município, ou seja, o nosso trabalho é essencialmente técnico”, informa Manoel

Ele ainda ressalta que há a necessidade de um trabalho de conscientização dos gestores municipais quanto ao uso do dinheiro público e reafirma que em nenhum momento há condenação por parte do órgão, mas sim o de fiscalizar.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais