Márcio Macêdo apresenta projeto que institui Dia Nacional Sem Carro

Marcio Macedo
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou nesta quinta-feira, 14, um projeto de lei que institui o Dia Nacional Sem Carro. Pela proposta, a data será celebrada em 22 de setembro, mesmo dia em que o movimento Mundial Sem Carro organiza uma série de mobilizações para que os cidadãos deixem seus carros em casa e optem por outros meios de locomoção. A iniciativa também tem conquistado adeptos no Brasil, ganhando força a cada ano.

“Instituir o Dia Nacional Sem Carro é uma forma de dar formalidade a um movimento crescente na sociedade brasileira e estimular a conscientização da sociedade contra a falta de políticas eficientes de transporte público”, afirmou Márcio na justificativa do projeto. De acordo com o parlamentar, “a ação se constitui numa forma de chamar a atenção da sociedade em geral e das autoridades públicas sobre os problemas decorrentes do uso abusivo do transporte particular, como o tráfego intenso, a poluição urbana e o aquecimento global”.

Além disso, Márcio ressaltou que se trata de um protesto contra a insuficiência do transporte coletivo e a falta de uma política que respeite o pedestre e o portador de deficiência física e que estimule o uso de transportes alternativos como a bicicleta. Para o deputado, “a disponibilidade de financiamento a juros baixos e de longo prazo tem estimulado a aquisição do veículo particular, ao mesmo tempo em que os investimentos em transporte coletivo não têm tido a mesma prioridade”. Por conta disso, frisa Márcio, as cidades brasileiras enfrentam problemas de trânsito crescentes, com consequências desastrosas para a saúde da população e a qualidade do meio ambiente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais