(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A senadora Maria do Carmo defendeu urgência na busca por novas formas de tornar o ensino mais atrativo e relevante, principalmente, para os alunos da educação básica e do ensino fundamental. Para ela, o atual modelo, apesar dos esforços da classe docente, não consegue atrair os estudantes que são desestimulados sob todos os aspectos.
“Vivemos uma nova realidade social. E as escolas precisam estar preparadas para acolher os alunos e trabalhar para se tornar um ambiente agradável, propício ao aprendizado”, afirmou Maria, ao lamentar que muitos estudantes, não por culpa própria, encerram o ensino médio sem, ao menos, saber ler e escrever corretamente.
No entender da senadora democrata, a educação é o que há de mais importante num processo de formação de um cidadão e a escola deve ser inclusiva e, sobretudo, atrativa. Do contrário, destacou Maria, “teremos jovens fora da escola, perambulando pelas ruas, em sinais de trânsito esmolando, e entrando para o mundo das drogas e do crime”.
De acordo com Maria do Carmo, “não podemos abdicar dessa responsabilidade. Devemos colocar pais e escolas numa mesma sintonia, na expectativa de garantir um futuro promissor para esses jovens que são o futuro da nossa Nação”.
Analfabetismo – A senadora, também, lamentou o alto índice de analfabetos adultos, situação que coloca o país em décima posição com maior número de analfabetos adultos do mundo, junto com Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia e Egito.
Considerando apenas o número de pessoas com dez anos – ou mais – que não têm instrução, ou estudaram menos de um ano, o número de analfabetos subiu de 15,3 milhões para 16 milhões, entre 2012 e 2013, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Fonte: Ascom Parlamentar
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B