Deputada quer que agressor pague ao SUS por violência contra mulher

Maria Mendonça é autora do projeto (Foto: Alese/Jadilson Simões)

Atendendo a uma iniciativa da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), a Assembleia Legislativa aprovou Moção de Apelo ao presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) no sentido de agilizar a apreciação e aprovação do Projeto de Lei Complementar (PCL 131/2018).

A propositura altera a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), obrigando o agressor pelo ressarcimento dos custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência doméstica e familiar, bem como aos dispositivos de segurança por elas utilizados. A matéria já foi aprovada pelo Senado em março passado e foi remetida para apreciação da Câmara Federal no último dia 24 de abril.

Pela proposta, os valores ressarcidos pelo agressor serão devolvidos à unidade de saúde que prestar o serviço à vítima. “O nosso apelo é no sentido de agilizar essa apreciação para que o agressor comece a ser penalizado, também, com a assunção desses custos que hoje é bancado por toda a sociedade, uma vez que a maioria das vítimas é tratada pelo Sistema Único de Saúde”, afirmou Maria.

Ademais, salientou Maria Mendonça, como bem disse a coordenadora do projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), Projur Mulher e Diversidade, a professora-doutora Josiane Petry Faria, a matéria modificada e aprovada pelo Senado tranquilizará também o INSS frente à concessão do benefício às vítimas de violência doméstica, pois fornecerá ao órgão as devidas ferramentas para ser ressarcido por quem cometeu a agressão. “É natural que os danos materiais e morais causados por uma conduta ilícita sejam reparados não pela sociedade, mas por quem os provocou”, afirmou.

A expectativa da deputada é que, ao sentir no bolso o peso pela ação que comete o ser humano repense a sua prática. “Aliada às outras ferramentas já à disposição das vítimas, certamente, esse também será um instrumento que contribuirá para a diminuição de índices tão alarmantes de violência”, disse Maria, ressaltando que após a aprovação, faz necessária uma ampla divulgação sobre a obrigatoriedade que esses agressores terão que arcar com as despesas pelos danos que provocaram.

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais