Medidas sanitárias serão adotadas pelo TRE para evitar contaminação

Urna Eletrônica
Uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento serão obrigatórios  (Foto: TSE)

Esse ano além das medidas de segurança adotadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) para garantir a licitude e o bom funcionamento do processo eleitoral, medidas de segurança sanitária terão que ser adotadas por conta da pandemia do Coronavírus.

De acordo com o TRE/SE, o local de votação e as urnas passarão por um processo de higienização e os mesários receberão equipamentos de proteção individual para garantir a segurança de todos. “Tudo está sendo feito para garantir a segurança da votação eliminando assim o risco de contaminação nos locais de votação. Nós temos a distribuição de material para quem vai trabalhar no dia do pleito a exemplo de protetor facial, máscara e álcool em gel, além da higienização do local e respeito ao distanciamento dentro dos locais de votações”, explica Marcelo Gerard, coordenador das eleições em Sergipe.

Marcelo Gerard, coordenador das eleições, explica que uma série de medidas foram adotadas para evitar contaminação  (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

Os eleitores também deverão adotar as medidas de segurança para poder acessar os locais de votação. De acordo com Gerard, o eleitor só poderá acessar o local de votação fazendo uso de máscara. “E nas sessões eleitorais deve ser observado o distanciamento entre as pessoas e os protocolos de limpeza e higienização. Todo eleitor terá que higienizar sua mão antes e depois de acessar a urna eletrônica. A caneta que vai ser utilizada (para assinar o caderno de votação) deve ser preferencialmente do eleitor, mas pode ser utilizada uma caneta higienizada cedida pela Justiça Eleitoral. Todos os protocolos de saúde estão sendo adotados para evitar qualquer risco de contaminação”, garante.

Mudanças

Nas eleições municipais de 2020 não haverá coleta biométrica. De acordo com o TRE/SE essa medida foi adotada para que a votação aconteça de forma mais rápida. “Esse ano não haverá a coleta da biometria por conta da necessidade de eliminar  mais essa forma de contato na sessão eleitoral . Além disso, tirando a biometria a votação é mais rápida, então ,eliminou-se um procedimento para  que reduzam-se as filas e seja mais rápida a votação”, afirma.

Outra mudança nas eleições deste ano é a ampliação do horário de votação. Até a eleição passada o horário de votação era das 8h às 17h. Esse ano o início da votação acontece uma hora antes, das 7h às 17h, mas, as três primeiras horas de votação (das 7h às 10h) serão preferenciais para pessoas com idade acima de 60 anos e pessoas que normalmente têm prioridades.

“Esse ano a eleição vai começar às 7h para distribuir melhor o eleitorado no período da votação e permitir que de 7h às 10h nós tenhamos os eleitores do grupo de risco, inclusive pessoas acima de 60 anos votando com prioridade, e demais pessoas que tem prioridade, a exemplo de pessoas com deficiência”, detalha.

Ainda segundo o TRE, as pessoas que não têm prioridade poderão votar no horário preferencial, desde que as seções estejam vazias. “Não é proibido votar nesse horário, entretanto, o horário das 10h às 17h é um horário aberto às pessoas sem prioridade  obedecendo o protocolo anterior, qual seja, votando um com prioridade e uma sem prioridade, então dessa forma também garante-se uma maior rapidez e eliminação das filas”, finaliza.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais