João Fontes e Mendonça Prado: quebra de braço no PPS (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O ex-deputado federal Mendonça Prado já se oficializou como novo comandante dos Democratas (DEM) em Sergipe, em substituição à jornalista Ana Alves, filha do ex-prefeito João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo Alves, que renunciou à Presidência da Executiva Estadual do DEM em Sergipe depois de presa, denunciada pelo Ministério Público Estadual, acusada de obstruir investigações que identificaram a existência de supostos servidores fantasmas que exerciam cargos na Prefeitura de Aracaju nomeados por João Alves, pelo ex-vice José Carlos Machado e pela ex-secretária de governo do município, Marlene Calumby, entre os anos de 2013 e 2016.
Mendonça Prado explicou que decidiu comandar o DEM depois de receber o apelo da senadora Maria do Carmo Alves, deixando o PPS, que o idealizava pré-candidato ao Governo. Com esta decisão, a Executiva Estadual do PPS cortou o sonho de disputar uma chapa majoritária. Mas o advogado João Fontes, filiado do PPS, que idealiza disputar uma das vagas do Senado tenta recompor forças junto ao PPS e induzi-lo a caminhar aliado com o DEM nas eleições de 2018.
Surpresa
Nesta terça-feira, 19, o ex-deputado Mendonça Prado reuniu jornalistas e formalizou o domínio do DEM em Sergipe, retirando a possibilidade do partido ser comandado pelo deputado federal Laércio Oliveira (SD), que já estava em adiantadas conversas com a Executiva Nacional dos Democratas com esta perspectiva.
Mendonça Prado: apelo da senadora Maria do Carmo Alves |
O anúncio de Mendonça Prado em comandar o DEM em Sergipe deixou Laércio Oliveira surpreso. “Pensei que ele iria reunir a imprensa para dizer que não iria se filiar ao DEM, então vou aguardar a decisão da Executiva Nacional”, disse. Laércio Oliveira informou que há dez dias marcou uma reunião com os dirigentes do DEM em nível nacional para dar andamento aos entendimentos pelo comando da sigla em Sergipe e que esta reunião acontecerá ainda nesta terça-feira, 19, em Brasília.
No PPS, a situação também não é tão confortável com a decisão de Mendonça Prado em se retirar da meta de se tornar o pré-candidato ao Governo do Estado pela sigla socialista. Apesar do filiado João Fontes estar articulando uma aliança com o DEM, em apoio à pré-candiatura de Mendonça Prado ao Governo, o presidente do PPS, Clóvis Silveira, descarta completamente estes entendimentos. “O PPS não está dividido, permanece intacto. Quem saiu foi Mendonça Prado”, enalteceu.
Clóvis Silveira informou que a Executiva do PPS já se reuniu e já definiu: não terá candidatura própria em chapa majoritária nem também se aliará ao DEM. “Desejamos sucesso e felicidade nesse novo caminho de Mendonça Prado, mas o PPS não o acompanha”, resumiu.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B