|
Miriam Ribeiro fala à imprensa como relatora (Foto: Portal Infonet) |
Nesta quarta-feira, 4, os vereadores em Aracaju escolheram em votação em sessão ordinária na Câmara Municipal, o nome do novo relator e do Plano Diretor da capital. O presidente Emanuel Nascimento solicitou aos vereadores que desejassem a relatoria para apresentar seu nome para a votação, a única vereadora a apresentar o nome foi Miriam Ribeiro (PSDB).
Em votação, todos os 18 vereadores presentes votaram em Miriam Ribeiro. Já para a escolha do sub-relator, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) apresentou seu nome e foi escolhido por 17 votos, houve uma abstenção, justamente da vereadora Rosângela Vieira que desejava ser escolhida como relatora.
Segundo a vereadora Miriam Ribeiro, ela solicitou aos colegas que dessem um voto de confiança a ela. “O Plano será discutido com todos os vereadores e principalmente com a população de Aracaju. Nós vamos agilizar, porque a gente vê que isso é o desejo dos aracajuanos a muito tempo e claro que toda a câmara irá agilizar ao máximo as discussões”, ressalta.
Ainda devem ser escolhidos os relatores dos quatro códigos urbanísticos (Obras e Edificações, de Parcelamento Uso do Solo, do Meio Ambiente e de Posturas) por meio da comissão interna da Câmara a ser realizada.
Plano Diretor
O Plano Diretor é um plano criado por um grupo de planejadores urbanos que tem impacto válido para toda a comunidade da cidade, por um certo período de tempo.
Um plano diretor mostra a cidade como ela é atualmente e como ela deveria ser no futuro. Ele mostra como o terreno da cidade deve ser utilizado e se a infra-estrutura pública de uma cidade como educação (escolas e bibliotecas), vias públicas (ruas e vias expressas), policiamento e de cobertura contra incêndio, bem como saneamento de água e esgoto, e transporte público, deve ser expandida, melhorada ou criada.
Além disso, o plano diretor deve definir as áreas que podem ser adensadas, com edifícios de maior altura, as áreas que devem permanecer com média ou baixa densidade, e aquelas áreas que não devem ser urbanizadas, tais como as áreas de preservação permanente.
Por Bruno Antunes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B