Moradoras da Invasão dos Manguezais pedem apoio aos deputados

Promessas foram feitas na Assembléia Legislativa (Fotos: Portal Infonet)
Moradoras da Invasão Recanto dos Manguezais localizada no conjunto Augusto Franco estiveram na Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 17 para pedir apoio aos deputados quanto a uma promessa feita pelo governador Marcelo Déda e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no dia da visita do presidente Lula ao Estado de Sergipe [10 de junho de 2010], quanto a transferência das 180 famílias que moram em barracos, para casas.

Primeiro eles compareceram à Câmara Municipal para pedir apoio aos vereadores, mas às terças-feiras, eles se reúnem em comissão. De lá, seguiram para a Assembléia e foram ouvidos pela deputada Ana Lúcia Menezes (PT), que fez um pronunciamento voltado para a questão da moradia.

Lizaldo Vieira acompanhou as mulheres até a Assembléia
Segundo o ambientalista Lizaldo Vieira [que acompanhou as mulheres], desde o último dia 10 de junho, quando o presidente Lula orientou o governador Marcelo Déda e o prefeito Edvaldo Nogueira a solucionar o problema das 180 famílias que residem na invasão há mais de 10 anos, que ninguém foi procurado.

“Já tem dois meses da visita de Lula, quando deram o prazo de um mês para elaborar um projeto e cadastrar as famílias. O presidente disse que se tivessem casas no bairro Novo, que as famílias fossem transferidas e que se não tivesse, que se fizesse um projeto para a construção das novas casas, mas até agora ninguém sabe se já fizeram esse projeto”, lamenta Lizaldo Vieira.

Deputada Ana Lúcia (Foto: Maria Odília)
Ele disse ainda que “as pessoas estão cansadas de dividir espaço com ratos, baratas, caranguejos e gorés, sem contar com a destruição do manguezal. Por isso estamos pedindo apoio dos vereadores e dos deputados”.

Promessas

No discurso durante ato do presidente Lula no bairro Novo, o governador Marcelo Déda disse: “Lula ficou o tempo todo ali comendo o meu juízo. Diga que vai construir as casas. Eu e Edvaldo vamos em 30 dias, levar o projeto ao Governo Federal para que o pessoal da invasão do manguezal tenha as suas casas”.

“Na nossa frente tem 180 famílias repartindo espaço com ratos e baratas e as crianças adoecendo. Pedi que seja apresentado um projeto para incluir essas famílias em programas de moradia. Para quem tá fazendo um milhão de casas do Minha Casa Minha Vida, 180 a mais, 180 a menos, não faz falta a ninguém”, ressaltou o presidente Lula.

Luta pela moradia

De posse de matéria publicada pelo Portal Infonet sobre as reivindicações das famílias no dia da visita de Lula, a deputada Ana Lúcia Menezes (PT), falou sobre a preocupação dos governos quanto a questão da moradia. “Nas minhas viagens tenho constatado o grande número de residências que vêm sendo construídas em todo o estado.

Em 2007, quando secretária de Inclusão Social, fui convocada pelo Ministério Público Federal para resolver um problema de energia dentro daquela área de ocupação. A energia seria cortada e a secretaria se comprometeu em pagar a luz. Em 24h o problema estava resolvido. Vimos que existia cadastro na Ação Social e que as pessoas recebiam bolsa-família”, destaca a deputada lembrando que na ocasião foi vista a necessidade de se construir casas.

“No ato de Lula, nós testemunhamos o que está escrito em matéria da Infonet e espero que esse projeto já tenha sido encaminhado e haja um empenho do Governo do Estado. E que o cadastramento das famílias já tenha sido feito para prioritariamente a prefeitura construir as casas dessas pessoas. A gente apela ainda para a Caixa Econômica Federal e para a Secretaria de Planejamento, para que o pedido do presidente Lula seja atendido e essas mulheres possam ter as suas casas”, enfatiza a deputada.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais