Moradoras da Invasão Recanto dos Manguezais localizada no conjunto Augusto Franco estiveram na Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 17 para pedir apoio aos deputados quanto a uma promessa feita pelo governador Marcelo Déda e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no dia da visita do presidente Lula ao Estado de Sergipe [10 de junho de 2010], quanto a transferência das 180 famílias que moram em barracos, para casas. Promessas foram feitas na Assembléia Legislativa (Fotos: Portal Infonet)
Primeiro eles compareceram à Câmara Municipal para pedir apoio aos vereadores, mas às terças-feiras, eles se reúnem em comissão. De lá, seguiram para a Assembléia e foram ouvidos pela deputada Ana Lúcia Menezes (PT), que fez um pronunciamento voltado para a questão da moradia.
Segundo o ambientalista Lizaldo Vieira [que acompanhou as mulheres], desde o último dia 10 de junho, quando o presidente Lula orientou o governador Marcelo Déda e o prefeito Edvaldo Nogueira a solucionar o problema das 180 famílias que residem na invasão há mais de 10 anos, que ninguém foi procurado. Lizaldo Vieira acompanhou as mulheres até a Assembléia
“Já tem dois meses da visita de Lula, quando deram o prazo de um mês para elaborar um projeto e cadastrar as famílias. O presidente disse que se tivessem casas no bairro Novo, que as famílias fossem transferidas e que se não tivesse, que se fizesse um projeto para a construção das novas casas, mas até agora ninguém sabe se já fizeram esse projeto”, lamenta Lizaldo Vieira.
Ele disse ainda que “as pessoas estão cansadas de dividir espaço com ratos, baratas, caranguejos e gorés, sem contar com a destruição do manguezal. Por isso estamos pedindo apoio dos vereadores e dos deputados”. Deputada Ana Lúcia (Foto: Maria Odília)
Promessas
No discurso durante ato do presidente Lula no bairro Novo, o governador Marcelo Déda disse: “Lula ficou o tempo todo ali comendo o meu juízo. Diga que vai construir as casas. Eu e Edvaldo vamos em 30 dias, levar o projeto ao Governo Federal para que o pessoal da invasão do manguezal tenha as suas casas”.
“Na nossa frente tem 180 famílias repartindo espaço com ratos e baratas e as crianças adoecendo. Pedi que seja apresentado um projeto para incluir essas famílias em programas de moradia. Para quem tá fazendo um milhão de casas do Minha Casa Minha Vida, 180 a mais, 180 a menos, não faz falta a ninguém”, ressaltou o presidente Lula.
Luta pela moradia
De posse de matéria publicada pelo Portal Infonet sobre as reivindicações das famílias no dia da visita de Lula, a deputada Ana Lúcia Menezes (PT), falou sobre a preocupação dos governos quanto a questão da moradia. “Nas minhas viagens tenho constatado o grande número de residências que vêm sendo construídas em todo o estado.
Em 2007, quando secretária de Inclusão Social, fui convocada pelo Ministério Público Federal para resolver um problema de energia dentro daquela área de ocupação. A energia seria cortada e a secretaria se comprometeu em pagar a luz. Em 24h o problema estava resolvido. Vimos que existia cadastro na Ação Social e que as pessoas recebiam bolsa-família”, destaca a deputada lembrando que na ocasião foi vista a necessidade de se construir casas.
“No ato de Lula, nós testemunhamos o que está escrito em matéria da Infonet e espero que esse projeto já tenha sido encaminhado e haja um empenho do Governo do Estado. E que o cadastramento das famílias já tenha sido feito para prioritariamente a prefeitura construir as casas dessas pessoas. A gente apela ainda para a Caixa Econômica Federal e para a Secretaria de Planejamento, para que o pedido do presidente Lula seja atendido e essas mulheres possam ter as suas casas”, enfatiza a deputada.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B