Moradores do Santa Maria pedem apoio aos deputados

Moradores  acompanharam sessão e reunião nas galerias… (Fotos: Portal Infonet)

Moradores do bairro Santa Maria que moram em casas alugadas pela Prefeitura de Aracaju [e fizeram uma manifestação essa semana] voltaram a criticar o atraso na liberação do dinheiro destinado ao pagamento do aluguel dos imóveis. Só que ao invés de pedirem apoio aos vereadores, resolveram ocupar as galerias da Assembleia Legislativa e até mesmo o plenário [após a sessão], quando foi realizada uma reunião presidida pelos deputados Ana Lúcia Menezes (PT), Augusto Bezerra (DEM) e Venâncio Fonseca (PP).

Em vários momentos os ânimos ficaram exaltados quando das explicações dadas pela secretária adjunta de Assistência Social, Edivaneide Souza Paes Lima e por Patrícia Maria Figueredo de Goes, responsável pelo projeto de Auxílio Moradia. Isso porque elas disseram que a única parcela atrasada foi depositada no banco na quarta-feira, 12. Só que os moradores garantem que o atraso do benefício chega a dois meses e que estão recebendo ameaças de despejo por parte dos donos dos imóveis alugados pela Prefeitura de Aracaju.

… E no plenário da Assembleia

“Nós viemos direto aos deputados pra ver se eles ajudam a gente. A prefeitura não está pagando o auxílio moradia e os donos das casas já disseram que a gente tem que sair. Mas, sair para onde? A prefeitura não entrega as casas do bairro 17 de Março a quem precisa, prefere ver ladrões levando portas e janelas a entregar as chaves às pessoas necessitadas. Muitas pessoas passaram no banco hoje, mas o dinheiro não saiu. É humilhante o que o prefeito Edvaldo Nogueira está fazendo com as mais de 800 famílias. Não pensam nem nas crianças”, revolta-se a moradora Solange Cristina Santos.

Todas as famílias que recebem o benefício, foram retiradas das áreas de risco localizadas no Santa Maria, mas ainda não conseguiram ter acesso às casas do chamado Bairro Novo.

Pronunciamentos

Secretária adjunta esclarece situação

“São pessoas que foram retiradas da Ocupação do Quirino, do Morro do Avião, da Água Fina, da Invasão do Arrozal, da Prainha e do Preó. A PMA se comprometeu em fazer o pagamento dessas casas alugadas e infelizmente há um atraso. E muitas dessas pessoas estão ameaçadas de despejo. A Prefeitura de Aracaju deveria ter o respeito e consideração com as pessoas e deixar de enganação e enrolação. Tem que cumprir aquilo que prometeu aos moradores que já esperam por uns quatro anos e só querem entregar as casas depois das eleições”, lamenta o deputado Venâncio Fonseca.

“As pessoas estão com cartão na mão aqui dizendo que o auxílio-moradia não está na conta. Faltou dinheiro. São meses de atraso. E acabei de ficar sabendo que uma candidata a vereadora entregou a um líder comunitário identificado como Russo, mais de mil casas do Bairro Novo para ele dar aos eleitores”, acrescenta o deputado Augusto Bezerra.

Solange mostra cartão e diz que dinheiro não foi liberado

A deputada Ana Lúcia solicitou a presença das representantes da Secretaria Municipal de Ação Social (Semasc) e elas explicaram que o repasse referente a agosto foi feito nesta quarta, 12.

Justificativas

“Só que vocês precisam entender que o dinheiro referente a agosto só pode ser pago em setembro. A gente está agindo dentro da lei, senão é processado já que existe uma determinação do Tribunal de Contas. Como pessoa física, pode até dizer que está atrasado, mas como pessoa jurídica, não”, esclarece a assistente social Patrícia Maria Figueiredo.

“Auxílio-moradia é pago após o vencimento do aluguel. A Prefeitura de Aracaju não pode pagar adiantado e não procede a acusação de dois, três meses de atraso. O que pode acontecer são casos pontuais com pendências, a exemplo de gente que recebe o dinheiro e não alugou a casa, aí a prefeitura susta o pagamento. Quem está fazendo coisa errada sabe. Outra coisa, a gente deposita em um dia, mas o banco tem até 48 horas para pagar”, enfatiza a secretária adjunta, Edivaneide Souza.

Ainda na reunião, moradores denunciaram que uma professora identificada como Silvana e que trabalha na unidade de saúde do bairro Santa Maria, estaria sido contemplada com uma das casas destinadas às famílias retiradas das áreas de risco.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais