Morre José Amado Nascimento com quase 101 anos

Amado Nascimento: 101 anos incompletos (Foto: Cleverton Ribeiro/Ascom TCE)

Faleceu nesta quinta-feira, 22, por volta das 13 horas, José Amado Nascimento, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Sergipe. Ele faria 101 anos no próximo dia 1º de agosto. No ano passado, o TCE-SE comemorou o seu centenário lançando o livro com suas “Obras Reunidas” e o documentário “Amado José”, sobre sua vida e obra. O conselheiro aposentado do TCE morreu em casa, vítima de falência de múltiplos órgãos.

Nascido no dia 1º de agosto de 1916, José Amado Nascimento foi técnico de contabilidade, bacharel em Direito, e nomeado juiz conselheiro do TCE em 1970 pelo então governador do Estado, Lourival Baptista. Fez parte da primeira turma de conselheiros do Tribunal, que chegou a presidir. Desempenhou a função até 1985, quando se aposentou.

Em 1961, diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Sergipe, da qual foi professor. Também ensinou na Faculdade de Ciências Econômicas e na Faculdade Católica de Filosofia. Era poeta, jornalista e pensador cristão, chegando a dirigir o jornal diocesano “A Cruzada”.

Era imortal da Academia Sergipana de Letras desde 1971, ocupando a cadeira nº 6, que pertenceu a Gilberto Amado. Em homenagem ao serviço prestado à Corte Sergipana, a Escola de Contas do Tribunal foi batizada com seu nome. José Amado Nascimento era viúvo de Maria José Santos e deixa cinco filhos e netos.

Com informações da Ascom/TCE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais