Homenagem da família ao sergipano de Simão Dias (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
“O relatório é inconclusivo e não aponta causas. Vamos aguardar nova investigação da Polícia Federal para saber o que levou realmente à queda da aeronave”. A afirmação foi feita na tarde desta quinta-feira, 21 por Rodrigo Valadares, filho de Pedrinho Valadares ao ser indagado sobre o documento sobre as causas do acidente que tirou a vida do sergipano, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) e o assessor Carlos Percol , em 13 agosto de 2014 no litoral paulista.
O documento sobre o acidente foi revelado na última quarta-feira, 19 por oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com o relatório, “entre os fatores que contribuíram para o acidente estão a falta de capacitação da tripulação para operar a aeronave e a escolha de uma rota fora dos padrões previstos”.
“A gente não ficou convencido das causas do acidente, por esse relatório, que procura algumas falhas nos pilotos, mas não aponta as causas, não fez a simulação do vôo. Esse relatório não ajudou em nada, chegou ao absurdo de dizer que um piloto era mais passivo e o outro, mais arrojado. Com isso, vamos aguardar a investigação da Polícia Federal, que deve ser mais ampla, pois esse relatório do Cenipa é inconcluso e não aponta nada. Vamos até o final’, alerta lembrando que uma investigação que vem sendo feita pelas famílias dos pilotos destaca que a aeronave tem uma falha de projeto.
O acidente que chocou o país, aconteceu na manhã do dia 13 de agosto de 2014 na cidade de Santos-SP e o relatório conclui que “nem o piloto Marcos Martins, nem o copiloto Geraldo Magela da Cunha tinham feito cursos para pilotar aquela aeronave, modelo Cessna 560 XL. Martins tinha curso para operar uma aeronave de modelo anterior, mas o copiloto não tinha treinamento no modelo usado no dia do acidente, nem no anterior”.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B