Há dois dias do fim do prazo para tirar a segunda via do título eleitoral, o movimento é tranquilo nos Cartórios Eleitorais do Fórum Desembargador Aloísio de Abreu Lima.
De acordo com coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor, Luiz Ferreira, o fluxo reduziu cerca de 80%, comparado a 2016, ano da última eleição. “A princípio, supomos que seja por causa do e-Título, que pode ser baixado até no dia da eleição”, analisa. Para isso, é necessário que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico, que encerrou em 2017. “Sem a biometria, o eleitor está inapto para votar”, esclarece o coordenador.
Quem estiver regularizado com a Justiça Eleitoral pode comparecer ao local de votação com qualquer documento oficial com foto.
A expectativa é de que o movimento aumente até a próxima quinta-feira, 27, quando termina o prazo para a emissão de segunda via. Mas mesmo assim, já é esperado que seja inferior aos anos anteriores. Além da emissão da segunda via, um dos serviços mais procurados é o pagamento das multas.
Cornélio Messias, de 74 anos, foi ao local para atualizar os dados. “Minha zona mudou e vim hoje para fazer a segunda via”, disse. “Mal cheguei e já fui atendido. Eu não precisava mais votar, mas quero mudar o futuro do país”, reforçou o aposentado, que não é obrigado a votar.
e-Título
Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível no Google Play e na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado.
por Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B