Movimento já intenso nos cartórios eleitorais de Sergipe

Movimentação intensa dentro e … (Fotos: Iargo Souza/Estudante de Jornalismo da UFS)

O movimento é intenso nos cartórios eleitorais de Sergipe por conta do final do prazo final para a regularização eleitoral, nesta quarta-feira, 9. No cartório eleitoral da 27ª Zona, localizado à rua Itabaiana, cerca de 700 pessoas compareceram nesta terça-feira, 8. As senhas estão sendo distribuídas das 7h às 18h.

O chefe da 27ª Zona Eleitoral, Marcelo Gerard, informou que nos últimos anos, quando é fechamento de cadastro, as filas costumam ser muito grandes. “Mas, este ano, apesar de o movimento estar intenso, por conta da biometria que foi feita ano passado, as filas já não estão dando a volta no quarteirão”, ressalta destacando que somente após encerrado o prazo é que o Tribunal Regional Eleitoral terá os números de quantos eleitores regularizaram a situação junto à Justiça.

fora do Cartório da 27ª Zona Eleitoral

Os serviços como a transferência de títulos, emissão de título e regularização para quem teve o documento cancelado, devem ser feitos mediante comprovante de residência e carteira de identidade [documento oficial com foto]. Caso não tenha a identidade, apresentar a certidão de nascimento.

Marcelo Gerard enfatizou que por ser uma eleição municipal [em outubro de 2012], a procura pelo primeiro título tem sido grande pelos jovens sergipanos. “Nas eleições municipais, eles ficam mais próximos dos vereadores, das lideranças, o que faz com que jovens de 16 a 18 anos se interessem pelas eleições, mesmo não sendo obrigatória a votação”, destaca lembrando que a regularização do título de eleitor pode ser feita também nos Ceacs do Shopping Riomar, do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite e em todos os cartórios do estado.

Marcelo Gerard, chefe de cartório

Centenas de títulos já foram trocados

Comércio aquecido com a plastificação de títulos

Na fila, Felipe dos Santos, que vai votar pela primeira vez. “Eu vim tirar meu título porque posso precisar mais na frente e também porque é uma oportunidade de escolher os governantes que tem as condições de dar um futuro melhor para os eleitores”, afirma.

Do lado do cartório da 27ª Zona Eleitoral, uma papelaria está trabalhando intensamente plastificando os documentos. "Nós ampliamos o horário de trabalho e só fechamos as portas quando encerra o atendimento no cartório. A procura aumentou muito", afirma Saiara Macena.

Por Aldaci de Souza

Confira vídeo com o movimento no cartório

Imagens feitas no Cartório da 27ª Zona Eleitoral pelo estudante do Curso de Jornalismo da UFS, Victor Daniel

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais