Projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores de Aracaju (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A Frente Contra o Aumento da Passagem, formada por movimentos sociais, dos trabalhadores e estudantes, realizará no dia 6 de janeiro, às 15h, o primeiro ato público do ano contra o aumento na tarifa de ônibus da Grande Aracaju, com concentração na Praça Camerino. O valor de R$ 3,10 da passagem foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 21 de dezembro e está em vigor desde o dia 27, após autorização do prefeito João Alves Filho.
Desde a aprovação do aumento, a Frente denuncia a falta de transparência e de participação popular no processo. Os vereadores votaram o projeto um dia depois depois da sua chegada à Câmara, na última sessão do ano, já às vésperas do recesso de Natal e Ano Novo. Além disso, a prefeitura não divulgou as planilhas de custos das empresas de ônibus que pediram o aumento e mobilizou a Guarda Municipal para bloquear a entrada da Câmara no dia da votação, impedindo a população e os movimentos sociais de acompanharem a sessão pública.
Nessa mesma sessão, os vereadores também aprovaram a diminuição da chamada Taxa de Gerenciamento, impostos pagos pelas empresas de transporte e que são destinados à reforma de terminais e pontos de ônibus. A Frente Contra o Aumento da Passagem acusa essas medidas de servirem apenas para aumentar de forma abusiva o lucro das empresas da Setransp, às custas da qualidade do serviço contratado.
Para tentar reverter o aumento, a Frente moveu uma ação popular preventiva, que cobra a revogação do novo valor, baseada no não-cumprimento de exigências da Lei Orgânica Municipal. O mesmo tipo de ação foi movida em 2013 e, naquele ano, conseguiu reverter o preço da passagem de volta a R$ 2,25. Os atos de rua têm como objetivo pressionar o Poder Judiciário a acatar novamente a ação, além de denunciar o prefeito e os vereadores responsáveis pelo aumento.
Fonte: Movimento Não Pago
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B